Após o cálculo dos convênios, os valores dos planos ficam disponíveis para consultas e se necessário, edição do valor, em caso de exceção no mês do cálculo.
1. No Módulo Benefícios, acesse o Menu: Principais > Convênios > Resultado dos Cálculos dos Convênios > Por Plano.
Os valores serão apresentados em tela de acordo com o tipo de exibição escolhida pelo usuário.
Para saber mais como personalizar sua exibição, leia o artigo: Como Criar uma Exibição.
Dica para Montar Exibição:
Quando são utilizados os campos Nome do dependente e/ou Tipo de conveniado = Dependente como Coluna na tela, o resultado fica aberto para titular e dependentes. Quando não utilizados esses campos o resultado fica centralizado no titular, sem abrir os dependentes.
2. Para visualizar os valores detalhados, selecione o conveniado e clique em Editar.
Será apresentado as informações utilizados para cálculo, como, mês base, plano de convênio, o valor total parte empresa (soma do titular + dependente) e os valores calculados separadamente para ambos.
Atenção! Os valores de taxa serão calculados de acordo com a data de inscrição x data base do cálculo.
Detalhe do Cálculo - Titulares
Será exibido os valores detalhado do cálculo para o titular.
Detalhe do Cálculo - Dependentes
Será exibido os valores detalhado do cálculo para cada dependente vinculado no plano.
Ajuste de Mensalidade / Taxa Calculado
Caso houver a necessidade de ajustar o valor da mensalidade/taxa de algum conveniado, devido uma exceção no mês, exemplo, (mês de admissão/ou inclusão no plano) edite o valor na própria tela de resultado de cálculo e salve.
Não há necessidade de recálculo, após o ajuste.
Tipo de Folha e Data de Vencimento para a DIRF
Os campos tipo de folha e data de vencimento serão preenchidos automaticamente no processo de Efetivação de lançamentos para a folha.
Situação no Resultado do Cálculo
Após o cálculo do convênio, a situação do cálculo para o conveniado ficará como FINALIZADO.
Situações apresentadas no resultado de cálculo de acordo com cada processo executado:
- Antes da efetivação dos valores para folha:
FINALIZADO permite alterar seu resultado (valores, tipo de folha e data de vencimento).
Se Alterar o campo Valor a situação do cálculo será alterada para a situação DIGITADO.
A situação do cálculo Não altera se ajustar ou incluir o campo Tipo de Folha e Data de Vencimento
- Após a efetivação dos valores para folha:
Lembre-se de ajustar o valor na Folha de Pagamento, em caso de alteração de valores.
Nessa tela também é permitida inclusão manual de resultado, onde o resultado fica com situação = INCLUSÃO MANUAL enquanto o Cálculo estiver com a situação = Finalizado. Quando efetivar o valor para a folha criando o lançamento, esse resultado altera para Efetivado na Folha.
Leia também: