O cálculo do vale transporte é um processo que deve ser realizado periodicamente para calcular o valor de cada vale de usuário.
1. No Módulo Benefícios, acesse o Menu: Principais > Transporte > Cálculos do Vale transporte.
Para a execução do cálculo deve ser preenchido o agrupamento GERAL com os campos Descrição (descrição escolhida pelo usuário para o cálculo), Mês/ano (o período que ele deseja calcular como data-base).
No agrupamento PERÍODO DE APURAÇÃO - DIAS TRABALHADOS devem ser preenchidos os campos Data de início e data de término para apurar em que dias desse intervalo serão considerados como trabalhados.
(Dias no qual será creditado ao trabalhador).
No agrupamento PERÍODO DE APURAÇÃO - DIAS NÃO TRABALHADOS devem ser preenchidos os campos Data de início e data de término para apurar em que dias desse intervalo serão considerados como NÃO trabalhados.
(Dias em que serão utilizados como base de faltas afastamento, etc)...
No agrupamento CONSIDERAR OS SALDOS POR LINHA INFORMADOS NO PERÍODO deve ser preenchido o campo Utilizar saldos. Por padrão o campo Utilizar Saldos vem com a informação = Não e as datas desabilitadas, a partir do momento que informa sim as datas se tornam obrigatórias para definir qual o período que deverá ser considerado. Ver item específico sobre saldos por linha.
No agrupamento VALE TRANSPORTE EXTRA deve se preenchido o campo Utilizar Dias Extras. Por padrão o campo vem com a informação = não e as datas desabilitadas, a partir do momento que informa sim as datas se tornam obrigatórias para definir qual o período que deverá ser considerado. Ver item específico sobre dias extras.
No agrupamento SELEÇÃO DE VALE TRANSPORTE temos as opções Geral, Empresa de Transporte, Linha de Transporte, Grupo de Vale Transporte para que permita realizar o cálculo para alguma situação específica dentro dos filtros.
No agrupamento SELEÇÃO DE CONTRATOS temos as opções Geral, Empresa, Estabelecimento, Estrutura de centro de custo e Contrato para que permita realizar o cálculo para alguma situação específica dentro dos filtros.
Buscando os Usuários do Vale Transporte
- Buscamos o maior histórico de contrato ativo ou afastado que seja menor em relação a Data-base escolhida em tela. Caso exista outro histórico em meio ao período da Data-base, serão considerados os 2 históricos do contrato para cálculo (caso do cálculo para vale diário).
Exemplo: Mudança de escala, transferência do contrato onde altere o calendário devido a troca de estabelecimento.
- Se a Data-base do cálculo for maior que a Data da Rescisão listamos esse usuário nos avisos, informando que não foi calculado por estar rescindido;
- O Estabelecimento presente no histórico do contrato do usuário deverá estar ativo;
- A Empresa deve estar ativa;
- Histórico de Estabelecimentos para identificar qual é o calendário;
- Buscamos os usuários da linha de transporte cadastrados que tenham o campo válido até vazio (ativo) ou que esse campo esteja preenchido com mês/ano igual ou maior que a data-base do cálculo;
- Buscamos no cadastro básico de cada usuário de vale transporte e a sua respectiva empresa de transporte e verificamos se ele está ativa;
- Buscamos os preços de cada linha de transporte com Data-base menor que a Data-base usada para o cálculo para sabermos qual valor será utilizado para o cálculo. Se ocorrer uma mudança de valor no meio do mês do cálculo e a Periodicidade = Diária considera as alterações usando os 2 valores, já se a Periodicidade = Mensal utiliza o registro de maior data dentro do mês. Precisa existir uma validade para o usuário de vale transporte ser calculado.
1.REGRAS DE CÁLCULO PARA O VALE DIÁRIO:
1.1. Parametrização de Regras para cálculo dos vale transporte por Data de validade:
As parametrizações de vale transporte são feitas por data de validade. Todas as linhas de transporte utilizam a mesma parametrização. O cálculo busca por data de validade.
1.2. Dias Trabalhados para os Usuários de vale transporte
Isso deve ser configurado dentro das regras para cálculo do vale transporte, através do parâmetro Calcular os Dias Trabalhados, que tem as opções Escala de Horários ou Escala de Horários, considerando as programações de ponto.
Se o contrato tiver um afastamento que não tenha data de retorno ele não recebe o vale transporte no mês.
1.2.1. Por Escala de Horários
Com o intervalo de dias trabalhados informado na tela o sistema:
- Monta o calendário utilizando os dias considerados como ''trabalhados'' identificando se existe feriado para ser descontado no período. Aqui considera um parâmetro das regras para cálculo chamado Considerar os Feriados pelo (calendário do estabelecimento ou calendário da escala).
- Identifica um dia trabalhado na escala geral =busca em cada histórico de contrato a escala e através dela busca o histórico que seja válido para essa escala (busca a menor mais próxima a data-base do calculo mês/ano). Com esse histórico da escala buscamos na escala geral os dias trabalhados dentro do intervalo de dias trabalhados informado em tela. Isso poderá retornar uma lista de dias para esse histórico utilizado.
- Também são considerados dias de férias para desconto caso nas regras esteja parametrizado Descontar os dias de férias = sim e o campo Calcular os Dias de férias a partir do = Dias trabalhados.
- Caso não esteja afastado todo o período de dias trabalhados e sim somente em alguns dias, esses dias são descontados dos dias trabalhados.
Exemplo:
Dias trabalhados 01/10/2022 até 31/10/2022.
Para essa escala geral temos como dias trabalhados os dias: 03 a 07, 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 e o dia 31, totalizando 21 dias.
Nesse calendário temos o dia 12 como feriado, por isso, ao final essa conta fechará em 20 dias trabalhados.
1.2.2. Por Escala de Horários, considerando programações do Ponto
Com o intervalo de dias trabalhados informado na tela de cálculo:
- Monta o calendário utilizando os dias considerados como ''trabalhados'' identificando se existe feriado para ser descontado no período. Aqui considera um parâmetro das regras para cálculo chamado Considerar os Feriados pelo (calendário do estabelecimento ou calendário da escala).
- Identifica um dia trabalhado na escala geral = busca em cada histórico de contrato a escala e através dela busca o histórico que seja válido para essa escala (busca a menor mais próxima a data-base do calculo mês/ano). Com esse histórico da escala buscamos na escala geral os dias trabalhados dentro do intervalo de dias trabalhados informado em tela. Isso poderá retornar uma lista de dias para esse histórico utilizado.
- Busca se existem programações de escala e de horário para verificar se existem dias a serem acrescidos ou até mesmo descontados nessa escala do contrato.
- Também são considerados dias de férias para desconto caso nas regras esteja parametrizado Descontar os dias de férias = sim e o campo Calcular os Dias de férias a partir do = Dias trabalhados.
- Caso não esteja afastado todo o período de dias trabalhados e sim somente em alguns dias, esses dias são descontados dos dias trabalhados.
Exemplo:
Dias trabalhados 01/10/2022 até 31/10/2022.
Para essa escala geral temos como dias trabalhados os dias: 03 a 07, 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 e o dia 31. Isso totaliza 21 dias.
Nesse calendário temos o dia 12 como feriado. Então no final essa conta fecha em 20 dias.
Esse contrato tem uma programação de escala que dispensa o trabalho dele no dia 31/10. Então o total fica 19 dias trabalhados.
1.3. Dias não Trabalhados para os Usuários de vale transporte
Isso deve ser configurado dentro das regras para cálculo do vale transporte, através do parâmetro Descontar os Dias não Trabalhados que tem as opções Sim e Não e o campo Calcular os dias não trabalhados, que tem as opções Analisando os Eventos do ponto dia a dia ou Analisando o Registro de Afastamentos para as Folhas.
1.3.1. Analisando os Eventos do ponto dia a dia
- Quando o período de dias trabalhados for diferente de dias não trabalhados busca dos registro mestre do ponto para cada contrato utilizando os dias trabalhados, os dias de férias e o dias de afastamento no intervalo de dias não trabalhados informado em tela.
- Quando o período de dias trabalhados for igual a dias não trabalhados utiliza os dias uteis da escala geral do contrato.
Regras dos Eventos do Ponto
Dentro das regras para cálculo do vale transporte, temos o cadastro de eventos do ponto com:
- Abrangência: que no primeiro momento somente vamos utilizar Geral.
- Operação: o que ele vai perder caso seja verdadeira a condição (opções Perde o Dia, Perde o vale no mês).
- O evento do ponto.
- Quando existir (condição): o que vai considerar na condição (minutos, horas, dias)
- A partir de: a quantidade que será considerada na condição.
Lembrando que para uma validade de parâmetro, podem existir várias eventos. Essas regras funcionam com a condição OU entre elas, caso de existir mais de uma. Testa uma regra OU vai para a próxima. Isso deve ocorrer até que uma ou mais sejam verdadeiras.
Se nenhuma for verdadeira ele NÃO terá dias a descontar nas regras de evento.
- Descontar os dias de férias? Sim/Não.
- Calcular os dias de férias a partir do: dias trabalhados/dias não trabalhados.
- Se o período de dias trabalhados estiver em período diferente do período de dias não trabalhados:
- Se o período de dias trabalhados for o mesmo período de dias não trabalhados o desconto de dias não trabalhados deve ser exatamente no dia houve a perda/feriado, sem usar o conteúdo de quantidade de dias não trabalhados.
- Se achar zero dias não trabalhados, dessa forma não altera o total de dias trabalhados.
- Não retorna quantidade quando uma regra de evento de um ''vale'' for de operação perde o vale no mês e o cálculo para o contrato que teve essa condição verdadeira, dessa forma não devendo ser calculado.
- Quando o período de dias trabalhados for diferente de dias não trabalhados busca do registro mestre do ponto para cada contrato utilizando os dias trabalhados, dias de ocorrência (afastamentos) e os dias de férias no intervalo de dias não trabalhados informado em tela.
- Quando o período de dias trabalhados for igual a dias não trabalhados utiliza os dias uteis da escala geral do contrato.
- Descontar os dias de férias? Sim/Não.
- Calcular os dias de férias a partir do: dias trabalhados/dias não trabalhados.
Se o campo Calcular os dias não trabalhados = não e o campo Descontar os dias de férias = sim, deve considerar esses dias.
- Se o período de dias trabalhados estiver em período diferente do período de dias não trabalhados:
- Se o período de dias trabalhados for o mesmo período de dias não trabalhados o desconto de dias não trabalhados deve ser exatamente no dia houve a perda/feriado, sem usar o conteúdo de quantidade de dias não trabalhados.
- Se achar zero dias não trabalhados, dessa forma não altera o total de dias trabalhados.
2. REGRA DE CÁLCULO PARA O TIPO DE VALE MENSAL
- Utiliza o valor cadastrado na linha.
- Se a linha tiver alteração de ''valor'' no meio do mês de cálculo, considera como válido o maior valor apenas.
3. RESULTADO FINAL DE CÁLCULO
- Podem existir linhas de transporte com valores diferentes para diferentes contratos do mesmo estabelecimento;
- Um dos parâmetros que deve ser observado é a periodicidade de cada vale, esse parâmetro pode ser diferente para cada contrato. Os tipos são mensal e diário.
Se o vale transporte for diário, utiliza a quantidade de dias calculada no item 1 x quantidade de passes x valor vigente do vale (utilizando as trocas de valor no mês).
Se o vale transporte for mensal, utiliza o valor do vale apurado por data sem nenhuma multiplicação.
3.1. Resultado Final do Cálculo - Usando saldo por linha (vale diário)
Se o usuário da linha tiver um saldo cadastrado e utilizado no cálculo, o saldo deve ser abatido da multiplicação de quantidade de dias x quantidade de passes.
Observações:
- Observar que um saldo está cadastrado por usuário de vale transporte (contrato) e linha, ou seja pode existir uma linha com saldo e a outra linha não ter saldo para o mesmo contrato.
- Observar que pode ocorrer do mesmo usuário de vt (contrato) e mesma linha ter mais de um saldo no período informado e considera todas se estiverem dentro do intervalo informado na tela.
- No final vai multiplicar pelo valor do VT de cada linha como já ocorre no calculo. Observar que hoje nós consideramos alterações de valor de linha de transporte no meio do mes do calculo, então para fazer o desconto de um saldos de uma linha, deve partir do inicio do mes (menor valor) para o fim (maior valor), fazendo que o usuário de VT receba os vales de maior valor e tenha desconto nos de menor valor.
- Esse cálculo somente está sendo realizado para o vale transporte diário.
3.2. Vale Transporte Extra (vale diário)
Quando o campo Utiliza Dia Extra = sim, deve verificar dentro do intervalo de datas Inicio e Término se existem eventos para os contratos cadastrados como usuários de vale transporte:
- os eventos de apuração que devem ser verificados são os que estão nas regras para cálculo do vale transporte da validade mais próxima da data base do cálculo do VT. Quando o evento tiver quantidade apurada maior que 0 ele considera como um dia a acrescentar no cálculo de VT extra.
- Nessa lista pode retornar mais de um evento de apuração. Se em um mesmo dia existirem eventos diferentes e os dois tem conteúdo para dia extra, esse dia é considerado apenas uma vez.
- Se um dia for feriado e tiver evento de vale extra ele passa a ser considerado para o cálculo.
- Cálculo de dias extras = quantidade de dias extras apurados no(s) evento(s) x quantidade de passes que ele tem direito (do cadastro do usuário de vt) x histórico do valor do vale para cada dia apurado como extra.
Cálculo final do vt do usuário = Cálculo apurado de VT normal + Cálculo de dias extras.
- Quando o campo Utiliza Dia Extra = não, vai calcular o vale transporte sem apurar dias extras de VT.
- Esse cálculo somente está sendo realizado para o vale transporte diário.
3.3. Exceções de cálculo (vale diário)
Quando o cadastro do usuário de VT tem dias cadastrados como exceções o sistema os considera para cálculo. Nesse cadastro podem ser criados dias específicos da semana onde são informadas quantidades diferentes de passes, permitindo zerar a quantidade de um dia ou aumentar sua quantidade.
O sistema considera o dia da semana tanto para receber como para retirar a quantidade configurada no caso de faltas e férias. Quando os períodos de dias trabalhados e não trabalhados forem diferentes, os dias de falta e férias apurados no período não trabalhado, são verificados exatamente o mesmo dia da semana nos dias trabalhados, para saber qual quantidade de vale o usuário vai perder no dia.
Exemplo 1:
Usuário usa 2 passes para a linha Transporte.
Usuário tem vale com exceção na quinta-feira = 4 passes para essa linha.
Ex.: período de dias trabalhados 02/2024
período de dias não trabalhados 01/2024
21 dias trabalhados
5 dias de passes com exceção nos dias 1,8,15,22,29 = quintas-feiras com 4 passes.
Mais os 16 dias com 2 passes.
Exemplo 2 (com falta):
Usuário usa 2 passes para a linha Transporte
Usuário tem vale com exceção na quinta-feira = 4 passes para essa linha.
Ex.: período de dias trabalhados 02/2024
período de dias não trabalhados 01/2024
21 dias trabalhados
5 dias de passes com exceção nos dias 1,8,15,22,29 = quintas-feiras, mas tem 1 falta no dia 15/02 = 4 dias de passes.
4 dias de passes com exceção nos dias 1,8,22,29 = quintas-feiras pagando 4 passes.
Mais os 16 dias com 2 passes.
4. SITUAÇÃO DO CÁLCULO E INTEGRAÇÃO COM FEEDFLEX
Ao terminar um cálculo ele fica com a situação Finalizado, todos seus resultados de cálculo também ficam com situação Finalizado e o campo Integração com Feedflex fica com a opção = Não.
Se for necessário recalcular um cálculo de vale que já foi integrado para FeedFlex é exibido um aviso informando que ele precisa fazer a exclusão dos valores na Feedflex:
Ao recalcular ele volta o cálculo e os resultados com a integração = não para que o usuário reintegre novamente.
5. OBSERVAÇÕES FINAIS
- Ao realizar um Novo Cálculo são modificados todos resultados, exceto os registros com valor em situação Digitado e Inclusão manual, os quais permanecem com o conteúdo.
- Não é permitido calcular duas vezes um mesmo período para um Usuário de Vale Transporte. Ao tentar, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Leia também: