Conceito: Este formato de inicialização ocorre quando a empresa já realiza envio dos dados ao eSocial por outro software e passará a utilizar o Sistema Metadados para a transmissão.
Este processo ocorrerá no mês de GoLive do projeto de migração/implantação e irá gerar os Eventos de Tabela e Não Periódicos necessários para Início da Utilização do Sistema e envio de Eventos para o eSocial.
1. Antes de inicializar o processo, verifique as informações abaixo e entenda a forma como o Sistema irá gerar os Eventos para o eSocial:
Eventos S-1000 / S-1005
- Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público (S-1000) e Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgão Públicos (S-1005): Não serão geradas.
Atenção! Se houver validade posterior a Data de Início da Utilização do Sistema, estes históricos deverão ser excluídos e criados novamente após a geração do processo de Início da Utilização do Sistema.
Cadastro de Empresas - Revise se os dados cadastrados estão corretos.
Cadastro de Estabelecimentos - Revise se os dados cadastrados estão corretos.
S-1010 /S-1020
- Tabela de Rubricas S-1010 e Tabela de Lotações Tributárias (S-1020) com a data de validade a partir da primeira data de Início da Empresa no eSocial, ou seja, a primeira validade do Evento S-1000 no eSocial e os códigos definidos pela Metadados.
Atenção! A Geração dos Eventos referentes a Tabela de Rubricas (S-1010) está condicionada a vinculação da Rubrica em uma Ficha Financeira a partir do mês/ano da Data de Início do eSocial.
A Geração dos Eventos referentes a Tabela de Lotação Tributária está condicionada a vinculação da lotação no histórico atual dos contratos.
Cadastro Rubricas - Verifique se as informações das novas rubricas criadas estão corretas.
Cadastro Lotações Tributárias - Revise se os dados cadastrados estão corretos.
S-1070
- Tabela de Processos Administrativos/Judiciais (S-1070): Não será gerado.
Verifique se todos os processos estão cadastrados e vinculados a rubricas ou estabelecimentos.
Se houver validade posterior a Data de Início da Utilização do Sistema, estes históricos deverão ser excluídos e criados novamente após a geração do processo de Início da Utilização do Sistema.
Leia o artigo: Cadastro Processos.
S-1200 / S-1210 / S-1280 / S-1298 / S-1299
- Remuneração do Trabalhador vinculado ao RGPS (S-1200), Pagamento de Rendimentos do Trabalho (S-1210), Informações Complementares aos Eventos Periódicos (S-1280), Reabertura dos Eventos Periódicos (S-1298) e Fechamentos dos Eventos Periódicos (S-1299): Não serão gerados automaticamente.
Estes Eventos deverão ser gerados após a inicialização do processo e o Cálculo da Folha de Pagamento.
Saiba mais em: Geração dos Eventos Mensais (S-1200, S-1210 e S-1280).
Leia o artigo: Como Gerar Eventos de Fechamento do eSocial (S-1299 e S-1298).
S-2190 / S-2200 / S-2300
- Registro Preliminar de Trabalhador (S-2190) enviados pelo sistema anterior que não tenha S-2200 vinculado deverá ser gerado pelo sistema anterior, ou excluído o Evento S-2190 anteriormente enviado para Geração do Evento S-2200.
- Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador (S-2200) e Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início (S-2300) serão gerados caso a Data da Admissão seja a mesma da Data de Início da Utilização do Sistema.
Leia o artigo: Como Cadastrar Contratos.
S-2205
- Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador (S-2205) não será enviado. Somente poderá ser gerado este Evento a partir da Data de Início da Utilização do Sistema de forma manual. Para a geração posterior das Alterações de Dados Cadastrais será necessário que o contrato tenha carregado os Eventos S-2200, S-2206, S-2300 e/ou S-2306.
Leia o artigo: Como Cadastrar Pessoas.
S-2206 / S-2306
- Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária (S-2206) e Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual (S-2306) com a Data de Início da Utilização do Sistema. Isto é, essa data é a data que define que a partir desse momento será só utilizado ao Sistema da Metadados para Geração dos Eventos. O Evento S-2306 também será gerado para autônomos das categorias 731 e 734.
Atenção! Na Data de Início da Utilização do Sistema será criado um Novo Histórico para todos os contratos ativos e afastados, sendo este histórico uma cópia do último histórico do contrato. Para isso é fundamental que o último histórico esteja sem erros de validação, indiferente se são erros de eSocial.
Alerta! Verifique as informações abaixo, pois impacta diretamente nos Eventos S-2200 / S-2300 / S-2205 / S- 2206 / S-2306
◾️ Se os cadastros de Autônomos, Contratos, Pessoas, Familiares e Pensionistas não possuem erros de validação;
◾️ Se nos cadastros de Contratos e Autônomos não possuem o Número de Matrícula do eSocial e os que possuem, se as informações são exatamente iguais ao cadastro no Portal do eSocial.
◾️ Se todas as Admissões feitas antes da Data de Inicialização do Sistema estão cadastradas e se já foram enviadas para o eSocial. Caso não tenham sido enviadas, cadastre os contratos no antigo Sistema para envio ou diretamente no Portal do eSocial.
◾️ Se algum contrato possui Histórico com Data posterior ao Início da Utilização do Sistema. Caso possuam, exclua este histórico.
Leia o artigo: Como Cadastrar/Retificar um Histórico.
S-2230
- Afastamento Temporário (S-2230): Será gerado para os Afastamentos/Férias que possuem data de início e/ou término posterior a Data de Início da Utilização do Sistema. Caso o início seja anterior e o fim posterior, será gerado somente o Evento de Retorno do Afastamento, seguindo a regra de Geração dos Eventos. Saiba mais em: Como Cadastrar Afastamento/Ausências.
S-2299 / S-2399
- Desligamento (S-2299) e Trabalhador sem Vínculo de Emprego/Estatuário - Desligamento (S-2399) referente as Rescisões não serão gerados nesse programa. As Rescisões que ocorrerem antes Início da Utilização do Sistema devem ser enviadas pelo Sistema antigo. As Rescisões criadas posteriormente serão criadas automaticamente ao efetivar uma Rescisão. As Rescisões com data igual ao Início da Utilização do Sistema deverão ser canceladas e efetivadas novamente após a conclusão do processo.
Atenção! Verifique se todas as Rescisões com data anterior a Inicialização do Sistema estão cadastradas e se já foram enviadas para o eSocial. Caso não tenham sido enviadas, cadastre as Rescisões no antigo Sistema.
Saiba mais em: Como Calcular Rescisão.
Calcular Folhas de adiantamento quinzenal, 13º antecipação, 13º complementação, avulsa, ou qualquer outro tipo de Folha que tenha como data base, a data anterior a virada de chave.
Após todas as validações realizadas, conforme informações anteriores, daremos início ao processo de inicialização dos Eventos para o e-Social.
2. Cadastre o Certificado Digital da Empresa.
3. Vincule o Certificado Digital cadastrado na Empresa.
4. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: eSocial > Configurações > Gerar Evento para Implantação do Sistemas.
5. Preencha as informações:
Empresa: Selecione a Empresa a ser enviada.
Data de Início no eSocial: Deve ser informada a data de validade utilizada no primeiro Evento S-1000 que a empresa enviou para o eSocial. Observar sempre o que foi informado no Portal do eSocial, por exemplo a validade do primeiro Evento S-1000 enviado é 01/2018 a data será 08/01/2018 que é a data de Início da Fase conforme cronograma. Mas caso se a empresa tenha enviado o primeiro S-1000 em 03/2018 a data será 01/03/2018, que é o primeiro dia da competência da validade.
Atenção! A Data do Início no eSocial não pode ser menor que a Data do envio da 1ª Fase do Grupo que a empresa esta enquadrada.
Exemplo: Empresa estava enquadrada no Grupo 2, enviou o S-1000 em 16/07/2018. Houve uma troca de grupo, passou para Grupo 3, quando a data do primeiro S-1000 foi em 10/01/2019. Neste caso, a data de início no eSocial será em 10/01/2019.
Veja o Cronograma eSocial:
Início da Utilização do Sistema: Deve ser informada a Data de Início da Utilização do Sistema em ambiente de produção. Será considera esta Data de virada do projeto, e a Data que o Sistema utilizará para a Geração dos Eventos dentro do Sistema. A partir desta, data os processos começarão a gerar Eventos Periódicos e Não Periódicos. Assim, o Sistema não gerará Eventos em data passada.
Importante! A Data de Utilização do Sistema impacta diretamente em cálculo, sendo assim, analisar todos os itens acima de validação mas também avaliar se a data que esta usando pode impactar no Cálculo de uma Folha Mensal.
No Dia de Início de Utilização do Sistema será criado um histórico para cada contrato que está ativo ou afastado e depois criar os Eventos S-2206, S-2306 e S-2230 conforme a necessidade. Essa data também é responsável por marcar os históricos que não irão Gerar Eventos, ou seja, os históricos de contrato anteriores aquela data não terá Eventos relacionados. Desta forma todos os cadastros de contrato e autônomos devem estar corretos e sem "Erro de Validação".
Atenção! Não serão gerados e enviados Eventos para históricos posteriores a Data de Inicio da Utilização do Sistema.
6. Execute ou Agende o processo:
Caso o processo já tenha sido feito (campos Data de Início do eSocial e Início da Utilização do Sistema no cadastro da empresa estiver preenchido) ele não será executado novamente.
Atenção! Todos os Históricos anteriores não serão gerados para o eSocial, ou seja, não serão gerados Eventos retroativamente ao Início da Utilização do Sistema. Caso seja necessária uma alteração, esta deve ocorrer diretamente no Portal do eSocial.
7. Aceite os Eventos rejeitados por duplicidade.
Saiba mais em: Gerenciador de Eventos.
8. Faça a manutenção dos Eventos Rejeitados para que sejam reenviados para o eSocial.
9. Cadastre os Históricos excluídos (vide item 1, conforme o Tipo de Evento).