Conceito: Todos os cadastros do sistema guardam a posição histórica, isto é todos os cálculos, fórmulas, relatórios ou outros cadastros que utilizem as informações, serão alimentados de acordo com os dados armazenados dentro da posição histórica.
Atenção! Após a consolidação da folha alguns históricos não poderão ser alterados e/ou criados (com data anterior a consolidação) por impactarem diretamente no cálculo.
Por exemplo um cargo criado em 01/01/2014, poderá ser utilizado a partir deste período, e até que se crie um novo histórico. Sempre que o cadastro for Novo, a data do Histórico será da criação:
Caso o cadastro precise de alguma alteração é importante verificar se esta alteração se trata de uma retificação ou uma alteração.
1. Retificar Histórico
1.1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Contratos > Históricos.
Selecione da data do histórico a ser retificado e clique em Editar.
2. Alterar Histórico
2.1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Contratos > Históricos.
Clique em Novo, faça a alteração e clique em Salvar.
Atenção para a data a ser informada na alteração:
3. Histórico com Data Anterior a Outro
Ao criar um novo histórico com uma data anterior a um histórico já existe, este histórico existente não será alterado automaticamente, nem retificado para o eSocial, assim, altere o histórico posterior ou exclua-o para a criação de um novo.
Por exemplo:
O contrato foi alterado com data de histórico de 15/04/2021 para prorrogação de data de experiência, na época da alteração o empregado tinha o salário contratual de R$ 2.000,00, posteriormente a esta alteração a empresa decide alterar o salário dele para R$ 2.200,00 com data de histórico de 01/04/2021. Ao consultar o histórico de 15/04/2021 o salário contratual permanecerá de R$ 2.000,00 e este salário que será utilizado para todos os cálculos a partir desta data.
3.1. Podemos corrigir a informação de duas maneiras:
3.1.1. Acessando o histórico de 15/04/2021 e alterando o salário, mas isso será registrado como uma alteração de salário e o evento será retificado para o eSocial; ou
3.1.2. Excluindo o histórico de 15/04/2021 e criando-o novamente com as informações corretas, isso gerará um evento de exclusão para o eSocial e um novo evento de alteração.
Histórico com Data Posterior a Data de Rescisão
Para criar um histórico para um contrato já rescindido, é obrigatório o preenchimento dos campos Motivo de Alteração e Data de Efeito. A data de efeito precisa ser menor ou igual a data de rescisão.
O histórico criado posteriormente a data da rescisão somente terá habilitado os campos dos agrupamentos Dados Salariais, Motivo de Alteração Salarial, Cargo e Função e Informações de Pagamento para edição.
Geração dos Eventos S-2206 e S-2306
- A data do Histórico será usada como data de alteração para criar os eventos.
- A criação de um histórico gera o evento Original.
- A alteração de um histórico gera o evento de Retificação.
- A exclusão de um histórico gera o evento S-3000.
- Um evento S-2206 é gerado na criação de um histórico no cadastro de contrato, exceto quando esse for o primeiro histórico do contrato na empresa, ou seja, quando é criado um contrato novo, o primeiro histórico dele gera o evento S-2200 de Admissão.
- Para o evento S-2206 os campos são os mesmos do evento S-2200, exceto as informações pessoais do contrato que serão enviadas no evento S-2205.