Leia o artigo: Como Cadastrar Rubricas.
Geral
Código: Código utilizado pelo cliente para identificar a Rubrica no sistema. Sugere-se a utilização de 8 casas decimais. Exemplo fictício: 0000xxxx - 00004959.
Código eSocial: Código utilizado pelo sistema para alimentar a tabela S-1010 do eSocial, sem a possibilidade de ser alterada pelo usuário.
Descrição: É a descrição utilizada para identificar a Rubrica no Sistema.
Descrição Reduzida: É a informação de forma reduzida limitada a 40 caracteres, também pode ser usado em relatórios/contratos.
Nome da Variável: É a chave de identificação da Rubrica no Banco de Dados, informe Código-Descrição Reduzida (Exemplo: 1 - Salário).
Tipo: Indique o Tipo desta Rubrica: Vencimento, Desconto ou Base de Cálculo.
Informação Aceita: Indique o tipo de informações que devem ser aceitos por esta Rubrica valor, Horas/Quantidades ou Horas/Quantidades e valor. No momento de Cálculos ou Lançamentos esta opção será respeitada, demonstrando apenas a opção definida.
Permite Valores Negativos: Se o Tipo da Rubrica for Vencimento ou Desconto este campo estará sempre como Não. Se o Tipo for Base de Cálculo permite a opção Sim ou Não para demonstração de valores negativos. Caso a Rubrica não aceite valores negativos, estes valores serão apresentados na tela Valores Negativos. Também gerarão inconsistências para Calcular Folha, Fechar Período da Folha e envio de informações ao eSocial.
Proprietário: Cadastre com as informações do proprietário do cadastro.
Ativo: Se ativo Sim poderá ser utilizado para ficha financeira, se Não nenhuma informação poderá vinculada a esta rubrica.
Parâmetros para Lançamentos
Permite Realizar Lançamentos: Informe Sim, se desejar realizar Lançamentos. Se a opção estiver como Não, serão apresentados nesta apenas valores calculados pelo sistema, os quais não serão passíveis de edição.
Utiliza Rubrica para: Contratos ou Pensionistas, a opção define para qual tipo de Ficha Financeira a Rubrica poderá ser utilizada. Se estiver com a opção Contratos ficará disponível para todos os vínculos trabalhistas. Se estiver com a opção Pensionista, poderá ser vinculada apenas a cálculos para pagamentos de pensões. Saiba mais em: Como Fazer Lançamentos por Pensionista.
Permite Lançamento Parcelado: Selecione a opção de acordo com a utilização da Rubrica. Se Sim, será possível lançar valores a serem descontados em parcelas. Se Não apenas lançamento a ser descontado em uma única Folha de Pagamento. Saiba mais em: Como Fazer Lançamentos Individuais.
Gerar Aviso: Se Sim, caso seja lançada informação nesta rubrica na folha de pagamento do empregado que esteja Afastado ou de Férias sistema apresentará aviso em tela. Se Não os valores serão demonstrados sem que haja aviso.
Posição Atual
Data do Histórico: Informe Posição Atual ou seja, data que a Rubrica poderá ser utilizada com os parâmetros que lhe foram atribuídos.
Tipo de Rubrica para eSocial: É o Tipo de Rubrica a fins de informação ao eSocial. A opção de preenchimento será sugerida de acordo com o Tipo de Rubrica informado no início do cadastro, sendo que Rubrica do tipo Base de Cálculo pode ser Informativa ou Informativa dedutora. Embora este campo seja obrigatório, as Rubricas do Tipo Informativa ou Informativa dedutora não serão enviadas ao eSocial caso as demais informações não sejam preenchidas.
Natureza da Rubrica: Informe a Natureza da Rubrica conforme Tabela 03 do eSocial. Após a inclusão de uma Natureza da Rubrica não é possível criar um Novo Histórico sem esta informação.
Natureza da Rubrica para Rescisão: Informe a Natureza da Rubrica conforme Tabela 03 do eSocial, este campo deve preenchido apenas se a Natureza da Rubrica para Rescisão for diferente da Natureza para Folha.
Percentual sobre o Valor Hora: Informe o valor do percentual que é acrescido ao valor hora contratual. Este campo alimentará o campo Fator da Rubrica do Evento S-1200 do eSocial e deverá ser utilizado para o pagamento de Horas Extras.
Valor por Tarefa: Informe o valor da tarefa, apenas em Rubricas que são referentes a pagamentos por tarefas.
Incidências e Classificações
Incidência para Folha: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não classifica a alguma das Classificações do campo ao lado.
Classificação da Folha: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra. Esta Classificação está ligada aos cálculos internos do Sistema.
Uma rubrica classificada como horas extras estará entrando para os Cálculos de Totalizadores de Médias desta categoria. Outro exemplo seria a Classificação de faltas não justificadas, todas a Rubricas com esta classificação serão computadas para perda de férias por faltas.
Incidência para INSS: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para base de cálculo de INSS.
Classificação para INSS: Selecione a Classificação na qual esta rubrica se enquadra para Tributação de INSS, visto que as Bases são distintas por Tipo de Pagamento.
Incidência para FGTS: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide.
Classificação para FGTS: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de FGTS, visto que as bases são distintas por Tipo de Pagamento.
Incidência para IRRF: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para Base de Cálculo de IRRF.
Classificação para IRRF: Selecione a Classificação a qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de IRRF. Este enquadramento estará garantindo a Tributação distinta de acordo com o Tipo de Pagamento e agrupamentos dos valores no Informe de Rendimentos.
Incidência para o Termo de Rescisão: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para demonstração no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho.
Classificação para o Termo de Rescisão: Selecione a Classificação correspondente ao agrupamento para Demonstração dos Valores na Rescisão de Contrato de Trabalho.
Cada Rubrica da Ficha Financeira possui uma Incidência e Classificação para o Termo de Rescisão informada no Histórico da Rubrica. Essa Incidência e Classificação são responsáveis por agrupar as Rubricas e alocar elas em cada campo do Termo de Rescisão. Quando uma Rubrica possuir a Classificação 95-Outras Verbas ou 115-Outros Descontos além de agrupar por Classificação deve-se agrupar por Rubricas, pois essas Classificações são listadas no termo com subitens utilizando a descrição da Rubrica no Sistema.
Veja os exemplos:
Horas Extras, com Tributação completa:
Rubrica que não possui Classificação para a Folha e Tributação parcial:
Incidências e Classificações para INSS Parte Empresa
Incidência para o INSS Patronal: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para Base de Cálculo de INSS Patronal.
Classificação para o INSS Patronal: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de INSS Patronal, visto que as Bases são distintas por Tipo de Pagamento
Incidência para o INSS RAT x FAP: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para Base de Cálculo de INSS RAT x FAP.
Classificação para o INSS RAT x FAP: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de INSS RAT x FAP, visto que as Bases são distintas por Tipo de Pagamento.
Incidência para o INSS Terceiros: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para Base de Cálculo de INSS Terceiros
Classificação para o INSS Terceiros: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de INSS Terceiros, visto que as Bases são distintas por Tipo de Pagamento.
Incidência para o INSS PIS/COFINS: Informe se a Rubrica soma, subtrai ou não incide para Base de Cálculo de INSS PIS/COFINS.
Classificação para o INSS PIS/COFINS: Selecione a Classificação na qual esta Rubrica se enquadra para Tributação de INSS PIS/COFINS, visto que as Bases são distintas por Tipo de Pagamento.
Incidências Tributárias do eSocial
Para Previdência Social: Informe a Incidência para INSS conforme Tabela de Incidências do eSocial.
Para IRRF: Informe a Incidência para IRRF conforme Tabela de Incidências do eSocial.
Para FGTS: Informe a Incidência para FGTS conforme Tabela de Incidências do eSocial.