A partir da atualização do sistema em 25/07/2025, será adicionado um novo campo no cadastro de rubricas.
Esse campo servirá para compor a remuneração base no cálculo do limite do desconto do eConsignado.
📽️ Assista ao vídeo com o passo a passo para Alteração da Incidência de uma Rubrica:
Passo a Passo para Atualização no Cadastro de Rubricas - Campo para eConsignado
1. Como encontrar o novo campo
1.1 No módulo Cadastros, acesse o menu: Cálculos > Rubricas.
1.2 Abra qualquer RUBRICA (de vencimento ou desconto).
1.3 Verifique o novo campo chamado Incidência para eConsignado.
1.4 Opções disponíveis no campo:
- Soma: a verba entra no cálculo da remuneração base.
- Não incide: a verba não entra no cálculo.
- Subtrai: a verba será subtraída do cálculo da base.
2. Preenchimento automático pelo sistema
O campo Incidência para eConsignado será preenchido automaticamente com base na incidência já definida para o INSS.
Exemplo: se a rubrica incide para INSS, também incidirá para eConsignado. Essa lógica se aplica a todas as demais rubricas.
3. Como alterar manualmente a incidência
Para definir que uma rubrica não incida para eConsignado:
3.1 Clique em HISTÓRICO.
3.2 Clique em NOVO A PARTIR DE.
3.3 Defina a Data de Início da nova configuração.
3.4 No campo Incidência para eConsignado, selecione a opção Não Incide.
3.5 Deixe em branco o campo Classificação para o eConsignado.
👉️ Caso deseje incluir uma rubrica na soma da base de cálculo, siga o mesmo passo a passo.
Leia também:
🔔 IMPORTANTE: eConsignado, verifique a parametrização das rubricas desse artigo.