Conceito: As alterações contratuais são utilizadas para a alteração de dados contratuais de forma coletiva, exceto Alterações Salariais e de Classificações Contábeis.
A funcionalidade de programação de alterações contratuais permite que seja feito a alteração de mais de um campo, por exemplo sindicato, cargo e lotação tributária simultaneamente.
1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Movimentações > Programações de Alterações Contratuais e Coletivas.
2. Preencha as informações solicitadas. Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento dos campos, clique aqui.
3. Marque o(s) campo(s), os quais serão alterados:
Atenção! Ao marcar os campos que serão alterados, verifique os demais campos que possam estar vinculados a esta alteração e seu impacto no cadastro/cálculo.
4. Finalize o processo clicando em:
Agendar: Poderá ser agendada uma data futura para realizar a alteração, ou seja, quando chegar na data agendada informada será criado um processo automático.
Executar: Será realizada a alteração imediatamente, gerando assim um processo. Saiba mais sobre processos acessando o artigo Meus processos.
Durante o processo de Programação de Alterações Contratuais, caso o sistema identifique um histórico de contrato com a mesma data da programação, e não exista históricos posteriores, ou seja, se a data da programação for igual a data do último histórico do contrato, será feita uma alteração do histórico.
Importante!
- Ao criar uma Programação de Alterações Contratuais o sistema valida se a Data da Alteração Contratual é maior que a data base da última folha consolidada. Caso não for, o sistema exibirá seguinte mensagem “Somente é permitido efetuar Alterações Contratuais com data posterior a última folha consolidada".
Saiba mais sobre as próximas etapas deste processo em Como Desfazer Programação de Alteração Contratual Coletivas.