Situação:
Ao gerar o Evento S-1210, o sistema apresenta a seguinte mensagem:
"S-1210: 1861-CPF do Dependente XXXXXXXX Inválido.
Ação sugerida: Deve ser um CPF de dependente cadastrado no RET do e social ou no grupo de informações de Dependentes do próprio evento.
/esocial/evtpgtos/idebenef/infoIRcomplem/planSaude/infoDepSau/cpfdep".
Causa:
Esse erro ocorre quando o CPF do dependente está incorreto ou quando a informação do cadastro do dependente não está registrada no portal do eSocial.
Solução:
1º No módulo de Cadastros, menu Pessoais e Contratuais> Contratos, localize o contrato que está com o S1210 com erro e verifique na aba Históricos se teve transferência.
2º No módulo de Cadastros, menu Pessoais e Contratuais> Familiares, verifique se os dependentes constam cadastrados na nova filial.
3º Caso não possua o cadastro na empresa em que o funcionário foi transferido, será necessário realizar o cadastro de familiar informando a nova empresa. Como Cadastrar Familiares
Importante: ao realizar o cadastro a data do histórico deve ser anterior a competência de apuração da folha. Por exemplo: se a folha é do mês 10/2024, a data do histórico deve ser 01/10/2024.
4º Ao concluir o cadastro, o sistema irá gerar um evento S2205 para esse contrato. No módulo de folha de pagamento, menu eSocial> gerenciador de eventos, aguarde a transmissão.
5º Gere novamente o S1210 e aguarde o envio do evento. Geração dos Eventos Mensais (S-1200, S-1210 e S-1280)