Situação:
Ao calcular uma Folha na qual houve o Lançamento da Rubrica de Restituição de faltas, é exibida a mensagem de erro abaixo:
Causa:
Este erro ocorre porque a Rubrica de Restituição de Falta subtrai a quantidade de faltas no Período Aquisitivo de Férias, que passou a ocorrer com o lançamento da falta.
Portanto, esse erro pode ocorrer nas situações abaixo.
Solução:
1. Falta em horas
1.1. Quando houver Restituição em Horas, é necessário criar uma Nova Rubrica a partir do código 00040001.
No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Cálculos > Rubricas. Clique em Novo.
1.2. No campo Incidência para a Folha, altere a informação para Soma.
1.3. No campo Classificação para Folha, altere para Salário e Ordenados, conforme demonstrado no print abaixo:
ATENÇÃO! A Rubrica 00040001 deve manter a mesma parametrização. A orientação acima deve ser seguida no cadastro da Nova Rubrica.
Após criar a nova rubrica, basta substituir o Lançamento da Restituição por ela.
Caso não saiba como realizar o cadastro de uma Nova Rubrica, acesse: Como Cadastrar Rubricas
2. Período Aquisitivo diferente
Outra situação que pode ocorrer é quando o Período Aquisitivo da Falta é diferente do Período Aquisitivo da Restituição.
Exemplo:
Período Aquisitivo: 01/05/2023 a 30/04/2024
01/05/2024 a 30/04/2024
Na Folha do mês 04/2024 ocorreu um Lançamento incorreto de Faltas, alterando o saldo de dias de férias daquele Período Aquisitivo.
Devido ao Lançamento incorreto da falta, na Folha do mês 05/2024, foi lançada a Restituição de Faltas, porém ocorreu o erro ao calcular a folha.
Esse erro ocorre devido à Restituição de Falta ter sido lançada em outro Período Aquisitivo. Nesse caso, temos duas opções para solucionar:
2.1. Lançar a Rubrica em uma Folha Avulsa com data-base dentro do Período Aquisitivo correto.
2.2. Criar uma Nova Rubrica com a mesma parametrização indicada no primeiro item e corrigir o saldo de faltas no cadastro do Período Aquisitivo.
Caso não saiba onde corrigir o saldo de faltas, acesse: Como Consultar Saldo de Férias.