Importante! O arquivo que será gerado pode ter as extensões .txt, .csv ou .xml.
1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Integrações > Exportadores de Arquivos.
Clique em Novo.
2. Preencha na aba Configurações:
- Separado por Caractere - se o arquivo tiver caractere separador;
- Posicional - se o arquivo tiver posições fixas.
- XML - se utilizar esse formato.
Fim de Linha: O campo serve para demarcar internamente quebra de linha. CRLF - é para o sistema operacional Windows, LF - para Linux e CR - serve para Windows também.
Quando o tipo de arquivo = XML esse campo fica desabilitado.
Codificação: É o tipo de codificação de caracteres do arquivo, UTF-8 é o mais comum.
Nome do Arquivo: Informe o nome com a extensão ". TXT" ou ".CSV" no final caso for tipo de arquivo = Separado por caractere ou Posicional.
Fonte de Dados de Exportação: Local no qual o exportador de arquivos irá buscar as informações. No exemplo acima foi selecionado o Vale alimentação mas podem ser selecionadas outras fontes para gerar arquivos.
Caractere Separador: Informe o tipo de caractere separador do arquivo. Quando o tipo de arquivo = XML esse campo fica desabilitado.
Separador de Decimal: Informe o tipo de separador de decimal, se não tiver separador, deixar branco.
Qualificador de Texto: Deixar em branco. Este é utilizado quando precisa envolver o conteúdo da coluna por um qualificador, por exemplo aspas duplas. Ele auxilia quando no conteúdo de uma coluna possa acontecer de vir um caractere que é igual ao separador que quebraria o arquivo. Por exemplo: "0001";"DESCRICAO";"OBSERVAÇÕES COM PONTO E VÍRGULA PRA ;SEPARAR", neste caso usando as "aspas" como qualificador, o sistema entende que a separação das colunas se dá por elas e não pelo ponto e vírgula, ou seja, o importador junta em um bloco todas as informações constantes desde o primeiro caractere até encontrar o segundo caractere qualificador.
Incluir Rótulo das colunas: Quando o tipo de arquivo = Separado por caractere ou Posicional utiliza essa informação como cabeçalho, então se for = Sim, vai abrir um campo adicional nos campos de destino para preencher o rótulo desejado, caso for = Não fica desabilitado.
3. Informe as linhas do arquivo que será gerado:
Nesse momento podem ser escolhidos os tipos de linha que o arquivo será composto.
No formato mais comum um arquivo terá apenas uma linha e os campos de destino estarão relacionadas a essa linha. Em formatos onde são exibidos cabeçalhos e rodapés ou até mesmo arquivos contábeis que uma linha se repete (conta débito e conta crédito), precisam ser configuradas múltiplas linhas e os campos de destino precisam estar relacionados a elas.
No caso do tipo de arquivo = xml ele exibe apenas duas opções (raiz xml e estrutura). Raiz xml é a tag principal do arquivo e as estruturas são relacionada(s) a essa raiz xml, para montagem do arquivo.
4. Preencha na aba Campos do Destino:
6. Exportação do arquivo:
Na lista principal da tela, selecione o exportador criado e acione o botão Exportar Arquivo:
Esse arquivo fica gravado em Downloads, caso feche e precise novamente acessá-lo.
ATENÇÃO
Quando a Fonte de Dados for habilitada por licença (casos específicos de acordo com o sistema contábil), deve ser observado que:
- Será bloqueada a guia “Campos do Destino”. As guias “Filtros Estáticos” e “Filtros Dinâmicos” ficarão habilitadas e poderão ser usadas para filtrar os dados da fonte;
- Ao exportar um arquivo será gerado no formato específico e não utilizar a estrutura do exportador de arquivos;
- Incluído o campo “Converter para Maiúsculo” com as opções Sim e Não ao lado do campo “Qualificador de Texto”;
- O campo “Converter para Maiúsculo” será inicializado com a opção default “Não”;
- Quando o campo “Converter para Maiúsculo” for igual a “Sim” será convertida todas as linhas do arquivo para maiúsculo. Nos demais casos (nulo ou não) deve permanecer o comportamento atual;
- Incluído o campo “Remover Caractere Especial” com as opções Sim e Não ao lado do campo ao lado do campo ““Converter para Maiúsculo””;
- O campo “Remover Caractere Especial” será inicializado com a opção default “Não”;
- Quando o campo “Remover Caractere Especial” for igual a “Sim” será removido do arquivo os seguintes caracteres especiais: < > % º ª ° acentos e ç. No primeiro momento serão removidos esses caracteres especiais, caso surjam novos será desenvolvido sob demanda.