Conceito: Considera-se como Fechamento do Período o encerramento de todas as Folhas que foram processadas dentro de uma competência. Este processo é executado somente uma vez dentro do mês.
Ou seja, somente pode-se realizar o Fechamento do Período após o encerramento completo (Geração dos Líquidos Bancários, Fechamento dos Encargos, Envio dos eventos mensais do eSocial, Rotinas Contábeis, etc...) das atividades da competência na qual está sendo trabalhada.
Importante!
- Não é permitido fechar o Período caso exista Folha Calculada com erros. Alguns erros podem estar relacionados ao processo de Efetivar Folhas.
- Após o fechamento, o sistema não permite que sejam realizados Cálculos, Recálculos ou Lançamentos nas Folhas existentes dentro do Período selecionado.
- Não é permitido fazer alteração no Histórico do contrato ou de Rubricas após o fechamento do período. Caso seja necessário fazer algum ajuste deverá ser reaberto o período, ou se for alguma alteração para a próxima competência, deverá ser criado um novo histórico
Solução:
1. No Módulo Folha de pagamento, acesse o Menu: Folhas > Períodos da Folha > Fechar Período.
2. Preencha as informações:
Competência: Selecione qual mês e ano deseja encerrar.
Executar operação para: Selecione se o fechamento será aplicado Geral, Empresa ou Estabelecimento.
3. Clique em Executar.
4. Após executar, irá gerar um Processo.
5. Finalizado o processo sem erros, a situação da folha mudará de "calculada" para "consolidada". Saiba mais em: Como consultar Folhas Cadastradas.
6. Caso a Folha seja finalizada com erros, verifique os artigos:
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Como Alterar/Retificar Histórico e Como Reabrir Período.