Neste artigo abordaremos a Conferência de INSS fornecendo orientações para verificar os valores previdenciários da empresa e do empregado, conforme calculados na Folha de Pagamento.
1. Para iniciarmos o processo de conferência do INSS dos empregados, é necessário enviar os Eventos que informam Remuneração para o eSocial, sendo eles o S-1200 e o S-2299.
Saiba mais em: Como Gerar os Eventos Mensais e Geração do Evento de Desligamento (S-2299).
2. Após enviar os Eventos de Remuneração (S-1200 e S-2299), o eSocial encaminhará para o Sistema o Evento S-5001. Este evento conterá o totalizador dos valores de INSS calculados pelo eSocial por empregado.
2.1. Gere o Relatório FP0029 - Fechamento para o INSS no eSocial – parte Empregado. Saiba como gerar relatórios acessando: Como Emitir Relatório.
2.2. Verifique se há alguma diferença nos valores para algum empregado.
Se identificar divergências, proceda com as correções necessárias.
Exemplo:
Se precisar de orientações sobre como corrigir a diferença no INSS, consulte: Dicas de Como Corrigir uma divergência de INSS - Empregados.
3. Após enviar todos os Eventos de Remuneração e certificar que não há nenhuma diferença na parte de empregados, prossiga com o Evento de Fechamento da Folha (S-1299).
4. Após enviar o Evento de Fechamento (S-1299), o eSocial irá encaminhar para o Sistema o Evento S-5011. Este evento irá conter o Totalizador dos Valores de INSS calculados pelo eSocial da empresa.
4.1. Gere o Relatório FP0031 - Fechamento para o INSS no eSocial - parte Empresa.
4.2. Verifique se há alguma diferença nos valores da empresa.
Se identificar divergências, proceda com as correções necessárias.
Exemplo:
Se precisar de orientações sobre como corrigir a diferença no INSS, consulte: Como Corrigir uma Divergência de INSS - Parte Empresa.