Conceito: Contratos são informações referentes à vida laboral do empregado, desde as informações necessárias para admissão, suas alterações, até o seu desligamento.
Legislação: Entenda os tipos de contratos e vínculos empregatícios antes de realizar o cadastro.
1. Cadastre uma Pessoa, seguindo o passo a passo em: Como Cadastrar Pessoas.
2. Caso haja dependentes para Imposto de Renda, Salário Família ou Plano de Saúde, cadastre o Familiar em Como Cadastrar Familiares.
3. Caso haja pagamento de pensão a ser descontado na folha de pagamento do empregado, cadastre o Pensionista em Como Cadastrar Pensionistas.
4. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Contratos. Clique em Novo.
Atenção! Uma pessoa pode ter mais de um contrato e ser vinculada em mais de uma cadastro, tanto de empresas diferentes quanto na mesma empresa. Por exemplo, uma mesma pessoa pode ser empregada em uma empresa e familiar em outra. Caso uma pessoa já esteja cadastrada somente atualize os dados para seguir com a admissão.
5. O tipo de vínculo a ser informado na guia GERAL deve ser Empregado.
6. Na aba DADOS DO CONTRATO informe o Vínculo Empregatício como CLT Empregador Pessoa Jurídica e preencha o Tipo de Contrato, sendo Determinado como período de experiência e Indeterminado sem experiência:
7. Preencha os campos conforme solicitado em tela, caso tenha dúvida nas informações, clique aqui.
8. Clique em Salvar e emita os relatórios admissionais: Como Emitir Relatórios.
9. Consulte no Gerenciador de Eventos se o S-2200 ou S-2300 ficaram aceitos. Para entender mais sobre a regra da geração deste evento, clique aqui.
10. Veja a necessidade de enviar o colaborador para o REP. Veja: Como enviar o Cadastro de Pessoas para o REP.
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Como Fazer Exclusão de uma Admissão.