Conceito: Função é o conjunto de tarefas e responsabilidades que correspondem a um determinado Cargo. Serve como identificação específica da atividade realizada pelo colaborador sem um vínculo direto com remuneração.
Caso a empresa possua estrutura de Funções, o CBO contido nesta tabela substitui o CBO do Cargo para os relatórios contratuais e declarações oficiais. As funções podem ser iguais aos cargos, dependendo da estrutura organizacional da empresa.
1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Cadastros > Pessoais e Contratuais > Tabelas Contratuais > Funções. Clique em Novo.
Descrição das Atividades Desempenhadas: Descrição das atividades, físicas ou mentais, realizadas pelo trabalhador, por força do poder de comando a que se submete, com até quatrocentos caracteres alfanuméricos.
Lembrando: Para envio do evento S2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes nocivos, a descrição deve - se limitar a 999 caracteres
Atenção! Caso a empresa utilize este cadastro, prevalece o CBO informado para a Função e não o CBO do Cargo.
2. Preencha as informações. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento dos campos, clique aqui.
3. Clique em Salvar.
Na função temos a opção de fazer o vínculo da Atividade Complementar, para entender mais acesse o artigo abaixo: