Situação: Ao gerar a folha mensal de um contrato que esteve de férias no período, o sistema está calculando indevidamente o valor integral da insalubridade para o mês.
Solução:
1. Acesse o módulo de Cadastros, menu Cálculos > Rubricas, e localize a rubrica 25601- Férias no Mês s/ Salário.
2. Verifique se na Classificação para as Rubricas consta Horas Trabalhadas.
Nesse caso, o sistema ira somar a referência de Férias no mês com horas trabalhadas, realizando o cálculo de forma integral da insalubridade.
3. Na aba HISTÓRICOS, crie um NOVO A PARTIR DE.
4. Em Data do Histórico, informe a competência da folha que está sendo calculada.
5. Na seção de CLASSIFICAÇÕES PARA AS RUBRICAS, exclua a classificação de Hora Trabalhada.
6. Clique em SALVAR E FECHAR.
7. Recalcule a folha de pagamento, e confira o valor de insalubridade.
Valor insalubridade 20% do salário mínimo
20% * R$ 1.512,00 = R$ 303,60
R$ 303,60 / 220 = R$ 1,38 * 190,66 = R$ 263,11
Importante: Se, mesmo após esse processo, o sistema continuar calculando indevidamente o valor integral da insalubridade, será necessário abrir um chamado para que a equipe de suporte analise a inconsistência.