Situação:
Aplicativo EasyMOB não abre após a atualização.
Causa:
Por característica do próprio Android, ocorre que após as atualizações pode ser necessário realizar a limpeza de dados.
Solução:
1. Realize a Limpeza de Dados:
Entre nas configurações do app EasyMOB > Armazenamento > Limpar Dados.
1.1. Acesse o Menu Configurações do seu celular.
1.2. Clique em APP e Notificações.
1.3. Clique em Ver todos os apps.
1.4. Clique em EasyMob Metadados.
1.5. Clique em Armazenamento e Cache.
1.6. Realize a Limpeza de todos os dados.
1.7. Após, acesse o app EasyMOB novamente.
2. Verifique se há atualizações do Android:
- Abra o app Config. do smartphone.
- Perto da parte inferior da tela, toque em Sistema - Avançado - Atualização do Sistema.
Dependendo do smartphone, pode ser necessário tocar em Sobre o dispositivo ou Sobre o tablet - Atualização de software. - Você encontrará o status da atualização. Siga as etapas exibidas na tela.
3. Forçar o fechamento do app.
Geralmente, é possível forçar o fechamento de um app no smartphone pelo app Config. As configurações podem variar de acordo com o dispositivo. Para receber mais informações, entre em contato com o fabricante.
No print que nos passou, utilize o botão Forçar parada:
4. Sincronize o dispositivo com os servidores do Google:
Importante! As configurações podem variar de acordo com o smartphone. Para mais informações, entre em contato com o fabricante.
- Abra o app Configurações do smartphone.
- Toque em Sistema Data e hora.
- Desative as opções Fuso horário automático e Data e hora automáticas.
- Mude a data e a hora para que fiquem incorretas.
- Ative as opções Fuso horário automático e Data e hora automáticas.
5. Permita o uso de câmera e localização:
5.1. Acesse o Menu Configurações;
5.2. Clique em APP e Notificações.
5.3. Clique em Ver todos os apps.
5.4. Clique em EasyMob Metadados.
5.5. Clique em Permissões.
5.6. Dê permissão a Câmera e a Localização:
Observação: Caso o acesso normalize, pode desativar as permissões e testar novamente.
6. Veja mais:
O que fazer quando um App para Android Instalado não está Funcionando.
Importante!
Observar que ao desinstalar o aplicativo normalmente não limpa completamente os dados armazenados no dispositivo. Em alguns aparelhos, esses dados podem permanecer por alguns dias mesmo após a desinstalação. Para garantir a eficácia da solução mencionada acima, é imprescindível que o colaborador limpe os dados e o cache do aplicativo de forma obrigatória.
Para verificar se o colaborador realizou essa limpeza, é necessário acessar a tela de armazenamento do dispositivo e verificar se ainda existem informações de dados relacionadas ao aplicativo. Caso haja dados presentes, como exemplificado abaixo, isso indica que a limpeza não foi realizada conforme necessário.