A Admissão Digital se trata de um processo que integra o sistema de admissão onde o colaborador preenche seus dados pessoais e documentos necessários para início do trabalho na empresa. Após a finalização nestes sistemas, por meio de uma API, o cadastro de Admissão Digital no sistema Flow será preenchido para que seja possível fazer automaticamente o cadastro de Pessoas, Familiares e Contratos.
O cadastro de Admissão Digital permitirá somente a edição ou exclusão dos registros vindos da integração. Não será criado um registro novo de admissão digital pela tela.
Para isso acesse: Como Fazer uma Admissão.
As informações do cadastro de Admissão Digital são os dados que vieram da integração com o sistema de Admissão Digital por meio da API, por isso o cadastro, não valida campos obrigatórios e regras de negócio para cada Tipo de Vínculo de contrato. Essas consistências serão efetuadas no cadastro de contrato quando for efetivada a admissão do contrato.
Atenção: Caso a situação da Admissão Digital esteja diferente de Aberta, não será mais possível fazer reenvio dos dados pela API. assim, os dados deverão ser atualizados diretamente no cadastro do Flow.
Para fazer a Admissão Digital, acesse o Menu: Cadastros > Integrações > Admissões Digitais.
A tela listará as admissões que ainda permanecem pendentes, mas nas Exibições é possível verificar outras formas de filtro, inclusive todos os registros:
Situação:
É um campo calculado pelo sistema e fica sempre desabilitado.
Existem 3 situações:
- Aberta, ou seja, quando o cadastro veio por meio da integração ainda não foi criada a Pessoa/Familiar e Contrato.
- Pessoas e Familiares Criados, que significa que o contrato ainda não está finalizado, mas que parte do processo já foi feito.
- E por fim Concluída, quando a admissão já está gerada pelo sistema e o evento S-2200 já foi enviado para o eSocial.
2. Após a importação dos dados para o sistema Flow, selecione a admissão desejada e edite.
- O agrupamento “Informações Cadastrais” será composto por duas guias, sendo elas: “Dados das Pessoas” e “Dados do Contrato".
- A guia de “Dados das Pessoas” é a primeira guia e será composta por uma tela editável, onde será listado todas as pessoas para aquela admissão digital (pessoa do contrato e familiares). Os dados de pessoas, familiares e contratos referem-se aos campos que são passíveis de virem preenchidos pela integração, e podem ser finalizados posteriormente na validação final do contrato.
3. Finalizando os dados acesse “Outras Ações” na barra de ferramentas que possui as funcionalidades: “Criar Pessoas e Familiares” e “Criar Admissão" e clique em "Criar Pessoas e Familiares".
Sempre será necessário criar as pessoas e familiares e posteriormente o contrato.
Caso o contrato tenha familiares, observe que a sua criação depende de validações do cadastro de pessoas, ou seja, no momento da criação será feita a validação dos dados. Em tela ocorrerá o aviso abaixo, para que seja possível finalizar o processo, edite os dados da pessoa na tela de Admissão Digital, preenchendo as informações faltante, salve a edição e repita o processo.
4. Ao salvar as pessoas e familiares, será alterada “Situação” da “Admissão Digital” para “Pessoas e Familiares Criados”.
Se o contrato e/ou o pessoa/familiar forem criados para efetuar a exclusão deve-se seguir o processo normal de exclusão pelos cadastros do sistema.
Se não houver contrato e/ou familiar criados, ou seja, a situação está Aberta é possível excluir o registro do cadastro da admissão digital.
Observação. Deve-se cuidar que se a pessoa já existia na base do Flow ela não pode ser excluída.
Para os casos de readmissão, a pessoa virá da API com o mesmo CPF, com o mesmo ou outro cargo e um novo id. Pensando nisso, existem duas possibilidades:
- Será verificado se já existe uma pessoa no sistema cadastrada com o mesmo CPF, se sim, será editada essa pessoa, mantendo o CPF e sobrescrevendo as informações dos campos que estão vindo pela API.
- Se não existir, será criada a pessoa nova com as informações.
4. Com as Pessoas e Familiares Criados acesse “Outras Ações” e “Criar Admissão". Assim, será aberta a tela de Contratos par que o mesmo seja finalizado, sendo necessário preencher os dados obrigatórios. Ao salvar será feita toda a validação da admissão e gerado o evento S-2200.
Veja mais em Como Cadastrar Contratos
5. Ao salvar o contrato na tela de Contratos e gerado o evento S-2200, será alterada a Situação da Admissão Digital para “Concluída”.
Atualização na Versão de 04/08/2023.