Essas implementações e correções estão disponíveis na versão de janeiro de 2025.
IMPLEMENTAÇÕES
107603 - Permitir a exclusão do evento S-2205 e eventos rejeitados
- Quando o cliente vai fazer uma rescisão de contrato e o sistema já gerou um evento S-2205 com data posterior, o evento de rescisão é rejeitado;
- Existe a demanda de os clientes solicitarem a exclusão dos eventos rejeitados no Gerenciador de Eventos para que seja possível 'limpar' os eventos;
- Temos o problema nos eventos S-1010 que geram somente o registro pai, (tabela RHESOCIALEVENTOS) sem o registro filho (RHESOCIALEVENTOS1010) o que tranca a fila de transmissão, e deve ser ajustado pelo banco;
- O sistema não possui histórico de Pessoas, e os eventos S-2205 são salvos também na tabela PESSOASALTESOCIAL;
- Liberar o botão excluir
- Esta opção deve ser habilitada quando selecionado eventos S-2205 aceito;
- Esta opção deve ser habilitada quando selecionado um evento rejeitado;
- Esta opção deve ser habilitada quando selecionado um evento S-1010 que está Transmissão Autorizada;
- Quando selecionado um evento S-2055, deve ser gerado um evento S-3000 e o evento deve ser setado como excluído;
- O processo de exclusão (geração do evento S-3000) deve seguir as regras de validação do eventos.
104446 - Alteração evento S-1000 no Layout 1.3
- Alteração do campo indTribFolhaPisCofins para indTribFolhaPisPasep.
- O campo pertence ao grupo infoCadastro do evento S-1000.
- No leiaute, corresponde ao campo 26.
- No campo tpInfoIR foram incluídas três novas opções:
- 702 - Bolsa médico residente - remuneração mensal
- 703 - Bolsa médico residente - 13º salário
- 704 - Juros de mora recebidos, devidos pelo atraso no pagamento de remuneração por exercício de emprego, cargo ou função
- No grupo infoIR, foi criado o campo descRendimento.
- Descrição do rendimento não tributável ou isento do IRRF.
- Origem: campo dscRubr em S-1010.
- Validação: Informação obrigatória e exclusiva para eventos S-1210 com perApur posterior ou igual ao início da DIRF e se tpInfoIR = [79].
-
a descrição será preenchida quando a rubrica estiver parametrizada com o tipo de informação para irrf simplificado = 79 - rendimento isento.
-
Se tipo infoIR = 79 - Outras isenções, deverá preencher com a descrição do rendimento. A descrição do rendimento será referente a descrição da rubrica cuja classificação para IRRF = 79.
-
Incluir o campo na tabela RHESOCIALEVENTOS5002DEVIR
- No grupo de informações complementares, foi criado o grupo perAnt, referente a retificações de períodos anteriores.
- Passam a ser chaves desse grupo os campos perAnt e Grupo {infoIRComplem} – alterado o número de ocorrências e a chave.
- O grupo passa a aceitar 13 ocorrências.
- Valor Dedução 13º (vlrDedPC13)
- Valor Funpresp 13º (vlrPatrocFunp)
- Fazer a inclusão dos campos no agrupamento {totApurMen} – alteração da descrição do grupo, e criados os seguintes campos: {vlrRendTrib}, {vlrRendTrib13}, {vlrPrevOficial}, {vlrPrevOficial13}, {vlrCR13Men}, {vlrParcIsenta65}, {vlrParcIsenta65Dec}, {vlrDiarias}, {vlrAjudaCusto}, {vlrIndResContrato}, {vlrAbonoPec}, {vlrRendMoleGrave}, {vlrRendMoleGrave13}, {vlrAuxMoradia}, {vlrBolsaMedico}, {vlrBolsaMedico13}, {vlrJurosMora}, {vlrIsenOutros}, e {descRendimento}, além dos {CRMen} e {vrCRMen} já existentes.
104456 - Alteração evento S-5011 no Layout 1.3
- Ajustar o mapeamento da tabela do S-5011
104452 - Alteração evento S-3000 no Layout 1.3
- Com a implementação do grupo perANT no evento S-1210, ao gerar um S-3000 para exclusão de um evento S-1210, será necessário validar se o recibo do evento a ser excluído não está em {perAnt/nrRec1210Orig} de algum evento S-1210.
104449 - Alteração evento S-1210 no Layout 1.3
- Grupo infoIRComplem passa a ter como chave, os campos perAnt/perRefAjuste
- O grupo passa a ser obrigatório se o período de apuração for igual ou maior a 01/2025.
- O grupo que antes aceitava apenas uma ocorrência passa a aceitar 13.
104453 - Alteração evento S-5001 no Layout 1.3
- No evento S-5001, retorno das informações de INSS foi criado o grupo infoPisPasep.
- O grupo é obrigatório, se no S-1000, indTribFolhaPisPasep = S.
- O campo é preenchido nas informações do empregador.
- Indicativo de 13º Salário, sendo os valores válidos:
- 0 - Mensal
- 1 - 13º Salário
- Tipo de Valor, sendo valores validos:
- 11 - Base de cálculo da contribuição para o PIS/PASEP
- 91 - Incidência suspensa em decorrência de decisão judicial - BC PIS/PASEP
- Valor da base de cálculo, dedução ou desconto da contribuição social devida ao PIS/PASEP
- Fazer o mapeamento de campos na árvore dos eventos.
106675 - Alteração evento S-5001 na NT 02/2024
- No evento de retorno do FGTS S-5003, implementar o grupo eConsignado. O grupo é obrigatório, quando no evento de origem (S-1200) existir rubrica parametrizada para FGTS com o código 31 e período de apuração maior ou igual que o inicio do eConsignado.
105354 - Alteração evento S-1200/S-2299 no Layout 1.3 - para trabalhador intermitente
- Horas trabalhadas no dia pelo empregado com contrato de trabalho intermitente, no formato HHMM.
-
Validação: Preenchimento obrigatório e exclusivo se classTrib em S-1000 = [22].
Se preenchida, deve estar no intervalo entre [0000] e [2359], criticando inclusive a segunda parte do número, que indica os minutos, que deve ser menor ou igual a 59.
104451 - Alteração evento S-2299 no Layout 1.3
- Atualmente a informação é gravada automaticamente conforme cálculo da pensão, porém com a entrada do FGTS Digital, o campo deverá ser colocado em tela para que o usuário faça a escolha e o conteúdo seja gravado conforme selecionado pelo mesmo.
- No cadastro de pensionistas deve ser alterado o nome do agrupamento de INFORMAÇÕES DE PENSÃO ALIMENTÍCIA REFERENTE A MULTA RESCISÓRIA DO FGTS para INFORMAÇÕES DE PENSÃO ALIMENTÍCIA REFERENTE A MULTA RESCISÓRIA DO FGTS E ESOCIAL
- Deve ser alterado o label do campo DE 'Percentual para o Termo de Rescisão" PARA 'Percentual de Pensão para FGTS"
- O campo 'Percentual de Pensão para o FGTS' deve conter o hint 'Percentual de pensão alimentícia para o Termo de Rescisão e eSocial'
- No agrupamento deve ser incluído um campo ao lado de 'Percentual para o Termo de Rescisão" chamado 'Indicativo de Pensão'
- Este novo campo deve conter um hint 'Indicativo de pensão alimentícia para fins de retenção de FGTS'
- Este novo campo deve ser um enumerador com as seguintes opções:
1 - Percentual de pensão alimentícia
2 - Valor de pensão alimentícia
3 - Percentual e valor de pensão alimentícia
- O campo deve ser inicializado com 0 (zero)
- Se o campo estiver 1 ou 3, o campo percentual deve ser preenchido
- No Cadastro de Rescisão deve ser incluído um campo no agrupamento 'SAQUE FGTS' ao lado do campo 'Saldo em Conta', chamado 'Valor da Pensão'
- Este campo conterá um hint com a descrição 'Valor total que deve ser retido de FGTS para beneficiários de pensão alimentícia'
- Este campo deverá ser exibido/habilitado sempre que o contrato tiver algum pensionista, com histórico na data do desligamento que tenha os indicativos 3 ou 4
- A implementação par ao preenchimento do evento deve seguir a regra do evento:
- Se o indicativo for 1 ou 3, o campo de percentual deve somar todo os percentuais dos cadastros de pensionistas que tiverem estes indicativo
- Se o indicativo for 2 ou 3, o campo valor deve ser o campo "Valor da Pensão' do Cadastro de Rescisão
- Se de acordo com o motivo de rescisão, não houver recolhimento de FGTS
- Deve ser incluído na árvore do evento.
106562 - Criar processo para geração de rubricas para o eSocial S-1010
- Deverá ser alterada a forma de geração dos eventos.
- Atualmente o processo de geração do evento S-1010 é feito no momento da geração dos eventos mensais ou no processo de 'Início da Utilização do Sistema', porém eles devem ter um processo separado para a sua geração,
- Os eventos mensais são dependentes do evento S-1010, por isso é necessário observar esta ordem no momento da geração do processo de envio de eventos mensais.
- Durante o processo de 'Início da utilização do sistema', esta ordem não tem impacto.
- Devemos alterar o processo de virada de chave para que seja feita a criação de um histórico novo para a rubrica com validade do mês/ano do 'Início da Utilização do Sistema';
- Ao criar este novo histórico deve-se considerar o maior menor histórico criado para a rubrica;
- Caso existam históricos já criados com o mês/ano do 'Início da Utilização do Sistema', nenhuma ação deve ser feita;
- Devemos deixar o processo agendado para que seja criada uma validade com 01/2025 e o preenchimento do campo sugerido abaixo.
- O campo deve ser inicializado copiando a mesma informação existente no campo Para Previdência, seguindo o DE-PARA abaixo:
- Se para previdência = null para PIS PASEP = null
- Se para previdência = 00, para PIS PASEP = 00
- Se para previdência = 11, para PIS PASEP = 00
- Se para previdência = 12, para PIS PASEP = 12
- Se para previdência = 91, para PIS PASEP = 91
- Se para previdência = 92, para PIS PASEP = 92
- Se para Previdencia diferente de 00, 11, 12, 91 ou 92, inicializar com 00.
- Caso a rubrica já tenha histórico na data da geração do processo, deve-se logar uma mensagem de aviso, de que não foi possível criar o histórico da rubrica, identificando a rubrica
- Para validades menores que 01/2025 o campo deve ficar em branco, pois não existia no eSocial
104448 - Alteração evento S-1200/S-2299/S-2399 no Layout 1.3 para atender o eConsignado
- Na geração do evento S-1200, S-2299 e S-2399, validar se na competência informada na geração dos eventos mensais existe na ficha financeira rubrica classificada como 9253. Existindo, deverá buscar no cadastro do contrato os dados para gerar as informações do grupo descFolha.
- Quando a rubrica é de eConsignado, o campo deve ter tamanho fixo de 12 posições, com a seguinte regra de formação: Deve começar com dígito 1 (um), em seguida 3 dígitos que devem corresponder à Instituição Financeira onde foi realizado o empréstimo eConsignado e os últimos 8 dígitos devem corresponder ao número do contrato.
- Fazer o mapeamento de campos na árvore dos eventos.
-
Exemplo:Tipo de Desconto = 1Código Instituição Financeira = 041Número do Contrato: 12345678em QtdRubr gravar: 104112345678
104450 - Alteração evento S-1298/S-1299 no Layout 1.3
- No evento S-1299 foi alterada a validação do campo naoValid do grupo inforFech. (campo 22 do evento S-1299).
- A partir da versão 1.3, o indicativo de não validação das regras de fechamento deve ser preenchido por padrão com N - Não, pois o não preenchimento do campo ou o preenchimento com S- Sim implica na NÃO VALIDAÇÃO das regras de fechamento.
- Por padrão validaremos sempre. Não teremos a opção de não validar as regras, considerando os impactos que podem ser ocasionados por conta disso.
- Atualmente a validação do sistema não permite que os eventos sejam reabertos fora de ordem. Por exemplo se temos fechados os períodos de 09/2024, 08/2024 e 07/2024, e queremos reabrir o mês 07/2024 temos que reabrir 09/2024, 08/2024 e somente aí pode ser aberto 07/2024.
- O eSocial permite que esta reabertura seja possível, bem como o fechamento. Com esta nova regra seria permitido abrir e fechar o mês 07/2024 sem a necessidade de reabrir os meses 09/2024 e 08/2024. Esta alteração vale tanto para a reabertura (S-1298) quanto para o fechamento (S-1299)
- Criar uma modal, que no momento do fechamento do período o cliente possa optar pelo fechamento automático da DCTFWeb
- Esta modal terá a mensagem 'Solicitação de transmissão imediata da DCTFWeb' com a opção Sim ou Não
- Ao selecionar Sim na modal, esta opção deverá fica em tela, e será utilizado para preencher o campo transDCTFWeb do eSocial
- Ao selecionar Não na modal, esta opção deverá ficar em tela e o campo transDCTFWeb deverá ser NULL
- Quando a situação do evento estiver Aberta, o campo em tela estará vazio
- Quando a situação do evento estiver Fechada, Fechada com Erros, Reaberta ou Reaberta com Erros, a informação da tela deverá ser a última utilizada (o cliente pode mudar a opção somente no momento do fechamento)
- Ao lado do campo situação na tela de Período da folha, deve ser incluído um campo chamado "SOLICITAÇÃO DO FECHAMENTO DA DCTFWEB", este campo deve ser um preenchido com SIM/NÃO de acordo com o que for selecionado na modal.
- Por default todos os períodos devem ser setados como "Não" .
- Se a opção no cadastramento for "Sim", o evento deve ser preenchido, seguindo as regras do eSocial. Se a opção for "Não" o campo não deve ser preenchido.