Situação:
Ao realizar o Cálculo da Rescisão, é exibida a seguinte mensagem de erro:
"System.NullReferenceException:Object reference not set to an instance of an object. at FolhaDePagamento.Calculos.Dominio.Horarios.HistoricoDeHorarioParaCalculo..ctor (HorarioHist hist)".
Causa:
Esse erro pode ter diversas causas.
É importante destacar que a descrição completa do erro aponta para o campo de Horário.
Solução:
Abaixo estão algumas das possíveis causas e como solucionar:
1. Histórico atual da Escala incompatível com a Data de Admissão do Funcionário
Deve-se acessar o Cadastro da Escala atual do Funcionário e verificar se a data de início do histórico é igual ou anterior à Data de Admissão.
Caso contrário, crie um Novo Histórico para a Escala com uma data igual ou anterior à Data de Admissão do funcionário.
1.1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Contratos. Selecione o Contrato.
No quadro Geral, verifique a Data de Admissão do Funcionário.
No quadro Escala de Trabalho, verifique qual a escala que está vinculada ao contrato.
1.2. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Tabelas Contratuais > Escalas. Selecione a Escala vinculada ao contrato e clique na aba Históricos.
Caso data de início do Histórico da Escala seja posterior à Data de Admissão do Contrato, crie um Novo Histórico para a Escala com uma data igual ou anterior à Data de Admissão do Funcionário.
Clique aqui para acessar o artigo do: Cadastro de Escala.
2. Histórico do horário vinculado a Escala incompatível com a admissão do funcionário:
De modo semelhante ao tópico anterior, é necessário verificar a Data do Histórico dos horários vinculados à Escala.
Caso a Data do Histórico seja posterior à Data de admissão, é preciso realizar o ajuste.
2.1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Contratos. Selecione o Contrato.
No quadro Geral, verifique a Data de Admissão do Funcionário.
No quadro Escala de Trabalho, verifique qual a escala que está vinculada ao contrato.
2.2. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Tabelas Contratuais > Horários. Selecione a Horário vinculado ao contrato e clique na aba Históricos.
Caso data de início do Histórico do Horário seja posterior à Data de Admissão do Contrato, crie um Novo Histórico para o Horário com uma data igual ou anterior à Data de Admissão do Funcionário.
Clique aqui para acessar o artigo de: Cadastro de Horário.
3. Falta de preenchimento de informações no Cadastro da Escala
É fundamental verificar o preenchimento completo da Escala atual vinculada ao funcionário. A ausência de informações em campos importantes pode gerar erros.
Por exemplo:
Se a segunda-feira for marcada como um dia de trabalho, mas não houver um horário vinculado a esse dia, isso poderá ocasionar problemas.
Portanto, certifique-se de que todos os campos necessários estejam devidamente preenchidos para evitar erros.
3.1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Contratos. Selecione o Contrato.
No quadro Escala de Trabalho, verifique qual a Escala que está vinculada ao contrato.
3.2. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Pessoais e Contratuais > Tabelas Contratuais > Escalas.
Preencha as informações faltantes.