Conceito: Os valores referentes a base de cálculo do FGTS, INSS e IR são necessários para que a cada folha se possa ter o valor calculado/recalculado corretamente. Este processo é necessário pois nem todos os arquivos XML's que vem migrados possuem os valores de base de cálculos (IR, FGTS e INSS), logo se torna necessário que estes valores sejam criados na Ficha Financeira para que os cálculos e informações estejam corretas.
1. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Folhas > Recursos Auxiliares > Gerar Bases de Cálculo.
2. Preencha os dados:
Data de Início (mês/ano) e Data de Término (mês/ano): Refere-se ao período solicitado para cálculo. Não deve deixar selecionar um período maior do que um ano (12 meses) no intervalo de datas.
Opções de seleção: Geral, Empresa, Estabelecimento, Pessoa e Contrato.
3. Clique em Executar ou Agendar.
4. Consulte a Ficha Financeira, emita Relatório de Folha ou Consulta.
Este passo será necessário para conferência, o que pode ser feito de diversas formas.
Observe que:
As bases geradas pelo sistema ficarão com o status Gerado pelo Sistema na Ficha Financeira.
Os valores dos resultados de cálculo só devem ser gerados se não houver valor neles, ou a rubrica da ficha estiver com a situação Gerado pelo Sistema.
Os resultados de cálculo que serão preenchidos com valor nesta rotina são:
IRRF: Base IRRF sobre a folha, Base IRRF sobre as férias, Base IRRF sobre 13º salário e Base IRRF sobre Lucros Distribuídos;
FGTS: Base FGTS sobre a folha, Base FGTS sobre as férias, Base FGTS sobre 13º salário e Base FGTS sobre Lucros Distribuídos;
INSS: Base INSS sobre a folha, Base INSS sobre as férias, Base INSS sobre 13º salário e Base INSS sobre Lucros Distribuídos;
Atenção!
Não será possível selecionar um intervalo de datas posterior ao início de utilização do sistema.
Serão processados todos os contratos que possuem folha, mês a mês dentro do período selecionado, respeitando o filtro de seleção.
Disponível a partir da Versão fevereiro/2024.