Os Eventos de Saldos, são utilizados para somar em quantidade ou horas a resultante de vários eventos em um único evento Saldo.
1. No Módulo Frequência, acesse o Menu: Cadastros > Eventos de Apuração.
- GERAL
- Código: Digite o código desejado ou clique em >> para que o Sistema gere um código sequencial disponível.
- Tipo de Informação: Escolha a opção Horas
- Ativo: Sim ou Não
- Proprietário: Informe o grupo proprietário do cadastramento deste evento de apuração. Operadores de outros grupos não conseguirão ver este cadastro.
- POSIÇÃO ATUAL
- Data do Histórico: Informe a partir de que mês e ano o evento de apuração passa a ser utilizado.
- Descrição: Informe uma descrição que identifique o uso deste evento de apuração, como por exemplo: Total de Doação de Sangue, Total de Acompanhamento.
- Descrição Reduzida: Informe uma descrição reduzida que identifique o uso deste evento de apuração.
-
- Classificação: Selecione Evento de Saldo.
-
- OPÇÔES
- Avisa Ocorrência: Se esta opção estiver habilitada e o evento for calculado em algum dia, na tela de acerto ao lado do dia que o evento foi calculado será exibido o sinal indicando que no dia existe um evento de exceção.
- Mostra no Acerto do Ponto: Se esta opção estiver habilitada o evento será exibido na tela de Acerto, caso contrário o mesmo ficará oculto.
- Aceitar Verificação: Se esta opção estiver habilitada o dia que o evento for calculado irá permitir que o dia seja indicado pelo operador como um dia validado/confirmado , se não for habilitada essa indicação não será aceita na tela de acerto do dia correspondente.
- Aceitar Acerto: Se esta opção estiver habilitada, permite que o operador consiga alterar as horas calculadas no evento, se não for habilitada o operador não conseguirá editar o que foi calculado no evento.
- Converter Horas Noturnas para Reduzida: Se esta opção estiver habilitada, sempre que forem calculadas horas em período noturno conforme definido nas convenções coletivas, o cálculo será acrescido das horas noturnas reduzidas, por exemplo: Imaginando que o funcionário tenha trabalhado das 22:00 até as 23:00, no evento será calculado em torno de 01:08 de horas noturnas, se esta opção não estiver habilitada o cálculo não será acrescido das horas noturnas reduzidas ou seja pegando o mesmo exemplo anterior será calculado 01:00 de horas noturnas. Vale lembrar que a hora noturna reduzida equivale a 52,5 min, gerando uma diferença de 7,5 minutos se comparado aos 60 min que equivale a uma hora diurna.
- Exibir como Negativo: Se esta opção estiver habilitada, na tela de acerto do ponto as horas calculadas no evento serão exibidas entre parênteses, se a opção não estiver habilitada as horas serão exibidas de forma normal.
- Saldos
-
- Tipo de Apuração: Inclui o período que fará o acumulo da informação.
- Tipo de Contador: Pela quantidade de ocorrência do evento (1, 2, 3...) ou Pela informação do Evento (horas, quantidade ou valor).
- Novo: Inclui um evento a soma do saldo.
- Editar: Permite editar um evento já inserido.
- Exclui: Exclui um evento já inserido.
2. Na aba Espelho Ponto, é possível configurar as descrições do evento cadastrado para exibição nas Colunas e Totalizadores do Espelho Ponto.
Atualmente não é possível configurar/selecionar no Relatório de Espelho Ponto quais eventos de apuração serão exibidos nas colunas e totalizadores.
O Relatório irá selecionar de forma automática até cinco colunas usando como critério os cinco primeiros eventos cadastrados que existam "Descrição para o Total nas Colunas" preenchida, da mesma para os totalizadores, que serão exibidos no rodapé do espelho ponto somente os eventos que tenham a "Descrição para o Total nos Totais" preenchidas.
Os totalizadores serão exibidos mesmo que o evento não tenha cálculo de horas.