Seja bem-vindo ao seu novo sistema de Gestão de RH!
O FLOW opera em plataforma Web, venha conhecer!
Neste artigo você saberá mais sobre:
Solução:
Acessando o FLOW
1. Para começar a utilizar o FLOW, acesse o endereço virtual recebido, com os dados de sua empresa, exemplo: https://nomedocliente.metadadosweb.com.br/.
Nesta tela principal do sistema, se divide os diversos Módulos que irão compor o produto.
Todos os cadastros utilizados em mais de um Módulo têm acesso pelo Módulo Cadastros, o que for específico do Módulo será no próprio Módulo, por exemplo:
- Cadastro de Contrato: Acesse pelo Módulo Cadastros;
- Tabela para Cálculo de IRRF: Acesse pelo Módulo Folha de Pagamento;
O Módulo Administração somente será liberado para um usuário com Permissão Administrador.
Após acessar algum Módulo, para poder voltar à tela inicial, selecione voltar:
A parte superior da tela possui 2 funcionalidades:
- A primeira retorna a tela inicial do Módulo, independente de qual processo esteja sendo executado;
- A segunda retorna para a última tela aberta, assim é possível navegar entre a tela principal do Módulo e o processo que está sendo executado.
Observe também que, ao abrir um Menu, o atalho das páginas já acessadas permanecerá na barra inferior da tela, permitindo assim, transitar entre vários Menus abertos simultaneamente.
A barra/menu pode ser encerrado clicando no X.
Além disso, você perceberá que vários cadastros habilitarão o campo de pesquisa:
Podendo alterar, editar, etc., itens deste menu.
O menu está dividido em até 04 (quatro) abas: ações, consultas, exibições, atividades e outras ações.
As funcionalidades apresentadas a seguir podem não ser apresentadas em todas as telas, assim, estes Menus não irão permitir a ação.
Ações
Ao acessar o Menu, algumas funcionalidades básicas serão habilitadas, possibilitando criar.
Na barra de ações há os seguintes botões:
- Novo: Utilize quando quiser fazer um Novo Cadastro, ou uma Nova Informação.
- Editar: Utilize quando precisar Modificar alguma informação já existente.
- Ativar: Utilize esta opção quando algum Cadastro estiver Desativado e for necessário Ativar. Exemplo: Um Cargo que não era mais utilizado e passará a ser.
- Desativar: Utilize esta opção quando algum Cadastro estiver Ativado e for necessário Desativar. Exemplo: Um Cargo que é utilizado e deixará de ser.
- Excluir: Utilize somente para Excluir Informações cadastradas incorretamente, e que não possam ser editadas. É importante observar que um cadastro já utilizado não poderá ser excluído.
Após o cadastro concluído será possível:
- Salvar: Salvará o cadastro e manterá a tela aberta.
- Salvar e Fechar: Salvará o cadastro e fechará a tela.
- Salvar e Novo: Salvará o cadastro e abrirá um novo em branco.
- Desfazer: Irá cancelar todas as alterações feitas após o último salvamento.
Consultas
1. Para saber como criar uma consulta específica acesse: Como Criar uma Consulta.
Na barra de consultas são exibidos os seguintes botões:
- Imprimir: Utilize para imprimir o relatório de tela.
- Visualizar impressão: Utilize para visualizar o relatório em tela. Ao selecionar esta opção, será possível visualizar o relatório, imprimir, exportar em formatos: PDF/Word/Excel, salvar em diversos formatos e enviar via e-mail.
- Exportar para Excel: Exporta o arquivo em formato Excel, onde é possível gerar um filtro específico, ou para importação de informações em outro sistema.
- Emitir documento: Em alguns casos é possível que se imprima documentos diretamente pela consulta em tela.
Exibições
A exibição serve para mostrar em tela os registros de forma personalizada, podendo ser utilizado para criação de filtros, apresentação de informações sem a necessidade da abertura do registro ou exportação de tabelas. Sempre será exibida no canto inferior direito da tela do menu.
Para saber como criar uma exibição específica acesse: Como Criar uma Exibição
A exibição serve para mostrar em tela os registros de forma personalizada, podendo ser utilizado para criação de filtros, apresentação de informações sem a necessidade da abertura do registro ou exportação de tabelas. Sempre será exibida no canto inferior direito da tela do menu.
Exemplo de exibição padrão Todos os Registros:
Exemplo de exibição Pessoas com erro de validação:
Na tela também é possível realizar as seguintes ações clicando nos botões:
- Nova exibição: Criar um modelo de exibição a partir do zero.
- Nova exibição a partir da atual: Utilizar o modelo de exibição que está sendo apresentado em tela para incluir/excluir colunas/filtros.
- Editar exibição: É possível editar exibições criadas, as exibições nativas do sistema não são passíveis de edição.
- Definir exibição como padrão: Ao definir uma exibição apresentada em tela (podendo ser uma exibição nativa ou criada) como padrão, o sistema sempre apresentará em tela (na entrada do menu) esta exibição.
- Excluir exibição: Exclui uma exibição criada para que não seja mais utilizada na tela, as exibições nativas do sistema não são passíveis de exclusão.
Editando uma informação
Sempre que um Menu exibir as informações de Histórico, é possível alterar a informação para que passe a ser consideradas as novas informações a partir da data inserida como Data do Histórico.
Também é possível fazer uma Edição de um histórico incluído anteriormente, desde que não tenha impacto em históricos criados posteriormente. Não será possível alterar alguns históricos após consolidação da folha, pois impactam diretamente nos cálculos da Folha de Pagamento (exemplo de fórmulas).
Conceitualmente um NOVO HISTÓRICO é uma alteração das informações (exemplo uma alteração contratual), já EDITAR HISTÓRICO é uma retificação de informações utilizadas naquele período (exemplo retificação do horário do contrato de trabalho).
Para poder gerar um novo histórico acesse o Menu: Histórico > Novo ou Novo a partir de.
Para editar o Histórico acesse o Menu: Histórico > Selecione a data do histórico > Editar.
Notificações
Sempre que houverem notificações de processos em execução/finalizados/erros, no canto superior direito da tela será apresentada uma notificação.