Conceito: A exibição serve para mostrar em tela os registros de forma personalizada, podendo ser utilizado para criação de filtros, apresentação de informações sem a necessidade da abertura do registro ou exportação de tabelas.
Filtro
A exibição sempre estará localizada na barra superior da tela do Menu:
Nova exibição: Cria um modelo de exibição a partir do zero.
Nova exibição a partir da atual: Utiliza o modelo de exibição que está sendo apresentado em tela para incluir/excluir colunas/filtros. Nesta opção, todas colunas e filtros serão copiados para a nova exibição, sendo possível alterar/incluir/excluir informações.
Editar exibição: É Possível editar exibições criadas, as exibições nativas do sistema não são passíveis de edição.
Definir exibição como padrão: Ao definir uma exibição apresentada em tela (podendo ser uma exibição nativa ou criada) como padrão, o sistema sempre apresentará em tela (na entrada do menu) esta exibição.
Excluir exibição: Exclui uma exibição criada para que não seja mais utilizada na tela, as exibições nativas do sistema não são passíveis de exclusão.
Criar Exibições
1. Para criar uma nova exibição acesse o Menu Desejado e clique em Exibições > Nova Exibição ou Nova Exibição a partir da atual:
Nome: É a descrição utilizada para identificar a exibição criada:
Pública: Se Sim é possível a seleção da exibição por todos os usuários do sistema, se Não a seleção será exibida somente para o usuário que criou.
Campos Customizáveis: Se houver campos customizáveis no cadastro e a opção for Sim será possível utilizar na exibição os campos criados.
Colunas
2. Cadastre as Colunas:
Novo: Cria um novo item no campo (nova linha ao final).
Editar: Abre a possibilidade de edição da linha selecionada, ao selecionar esta opção 2 opções são habilitadas (salvar - salva a edição e desfazer - desfaz qualquer edição que tenha sido feita), que são utilizadas somente nesta linha.
Excluir: Exclui a linha selecionada.
Posição: É a ordenação de como cada coluna será apresentada, veja no exemplo acima como apresentou a exibição conforme a posição da imagem abaixo:
Campo: É a descrição utilizada para o nome de cada coluna.
Ordenar: Neste campos é definido qual a Direção deverá ser priorizada, por exemplo se a definição da ordem for que o campo código seja 1 e a Direção seja Ascendente, a ordem apresentada na exibição será todas as empresas por ordem de código do menor para o maior.
Direção: Ascendente ou descendente, neste caso será determinado (em ordem) se a exibição será do maior para menor ou ordem alfabética de A-Z (ascendente) ou Z-A (descendente).
Filtros Dinâmicos
3. Cadastre os Filtros Dinâmicos (se houver).
Os filtros dinâmicos são utilizados para os casos que a seleção da exibição possa variar a cada vez que seja necessário emitir.
Por exemplo, criamos um filtro dinâmico em Contratos em que seja obrigatório informar a data de admissão conforme o filtro dinâmico selecionado (igual a/ entre/ etc), assim, sempre que esta exibição for selecionada, o usuário deverá incluir qual o "filtro escolhido (igual a/ entre/ etc)" que ele deseja que seja apresentado na exibição.
Novo: Cria um novo item no campo (nova linha ao final).
Editar: Abre a possibilidade de edição da linha selecionada, ao selecionar esta opção 2 opções são habilitadas (salvar e desfazer), que são utilizadas somente nesta linha.
Excluir: Exclui a linha selecionada.
Posição: É a ordem pelas quais os filtros serão apresentados.
Campo: Campo do cadastro que será utilizado para filtro.
Requerido: Se Sim será obrigatório para Exibição.
Filtro: Tipo de informação que será utilizada para o filtro, neste campo serão apresentadas opção conforme o tipo de campo selecionado.
Filtros Estáticos
4. Cadastre os filtros estáticos (se houver).
São filtros que fixam a seleção das informações que serão exibidas na exibição.
Novo: Cria um novo item no campo (nova linha ao final).
Editar: Abre a possibilidade de edição da linha selecionada, ao selecionar esta opção 2 opções são habilitadas (salvar e desfazer), que são utilizadas somente nesta linha.
Excluir: Exclui a linha selecionada.
Restrição: Insere uma conjunção para o filtro (E/OU). No exemplo abaixo, foi criada uma exibição em que da Data de Admissão seja o mês atual e a Data da Rescisão seja o mês atual, assim a Exibição apresentará somente a listagem dos empregados que tenham estas duas movimentações dentro do mês da emissão.
Campo: Campo do cadastro que será utilizado para filtro.
Filtro: Tipo de informação que será utilizada para o filtro, neste campo serão apresentadas opção conforme o tipo de campo selecionado.
Valor: Este campo somente será habilitado se o tipo de filtro seja um valor específico. No exemplo abaixo, o a exibição somente apresentará empregados admitidos entre 01/01/2019 e 31/12/2019:
5. Clique em Salvar.
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Como Exportar uma Exibição.