Usuário é a identificação de acesso da pessoa no Sistema.
Para que uma pessoa possa acessar o sistema, é necessário um credenciamento prévio deste usuário.
Atenção! Apenas o responsável por um perfil Perfil Administrador tem permissão para criar/alterar um usuário no sistema.
No perfil Administrador, estará liberado apenas o Módulo Administração.
Neste artigo você saberá mais sobre:
Como Criar um Usuário
1. Para criar um novo usuário, acesse com o usuário com perfil de administrador.
2. No Módulo Administração, acesse o Menu: Segurança > Usuário.
Clique em NOVO.
3. Na guia Geral preencha os dados abaixo:
- Nome do Usuário: Nome da pessoa responsável pelo acesso.
- E-mail para Contato: E-mail da pessoa responsável pelo acesso.
- Equipe Principal: Selecione a equipe desejada.
- Ativo: Sim / Não.
- Perfil: Selecione o perfil desejado de acordo com as permissões que usuário terá dentro do sistema.
4. Na Guia Informações de login, preencha os dados a seguir:
- Autenticação: Formulário / Windows.
Se Formulário:
- Login: Informe um login desejado para acesso.
- Senha: Informe uma senha para acesso do usuário, as senhas criadas pelo administrador não tem regramento, mas para o usuário alterar a senha, a mesma deve conter no mínimo 8 caracteres, podendo conter caracteres especiais.
- Alterar Senha no Próximo Login: Sim / Não - Se Sim será obrigatória a troca de senha no primeiro acesso do usuário.
- Confirmar Senha
Se Windows
- Login: Usuário da rede.
- Domínio: Domínio da rede.
Como Configurar o Envio de e-Mails
5. Na Guia Configuração para envio de e-mails, preencha os dados a seguir:
Observação: As informações a seguir deverão ser configuradas de acordo com as instruções do T.I da empresa.
- Utiliza Servidor Próprio: Sim / Não.
- Servidor: informe o servidor SMTP utilizado pelo seu e-mail. O servidor SMTP é responsável por direcionar o e-mail ao destinatário, ou seja, quando você selecionar e enviar o arquivo pelo Flow este servidor será o responsável por entregar o e-mail para o seu cliente.
- Porta: 587 ou 465, pode variar conforme o provedor do seu e-mail.
- E-mail do Remetente: E-mail do responsável pelo recebimento dos arquivos gerados no sistema;
- Usuário: E-mail do responsável pelo recebimento dos arquivos gerados no sistema;
- Senha: Informe a senha do e-mail;
- Uso de Conexão Segura: Nenhum / SSL / TLS.
Dicas de como configurar os dados para envio de e-mail:
Se você utiliza um e-mail gratuito, como por exemplo jose@gmail.com ou jose@hotmail.com, as configurações podem facilmente ser encontradas em uma rápida pesquisa no Google.
Segue exemplo abaixo:
Caso utilize um e-mail corporativo, a recomendação é solicitar o auxilio de quem gerencia os seus E-mails, como a sua Equipe de TI ou plataforma web.
5.1. Após as parametrizações, clique em Salvar.
Como Testar Recebimento de e-Mail
6. Após incluir as parametrizações acima, realize um teste de recebimento de e-mail.
Em Ações clique em Outras Ações > Testar Envio de E-mail.
7. Verifique na sua caixa de entrada o recebimento de notificação de teste do envio de e-mail:
Como Alterar a Senha do E-Mail
Em caso de alteração da senha de e-mail, ajuste no cadastro do usuário para que possa continuar recebendo seus arquivos quando gerados no Metadados.
Em Outras Ações clique em Alterar Senha do e-Mail.
Informe a nova senha do e-mail.
Sempre que realizar a troca de senha do e-mail no cadastro do usuário, realize o Teste de Recebimento do E-mail, conforme o passo a passo 6 e 7.
Como Alterar a Senha do Usuário
Caso o usuário não se lembre da senha de acesso, o usuário pode utilizar a opção Esqueci minha Senha. O usuário receberá um e-mail com uma senha temporária.
Atenção! Caso o usuário tenha seu e-mail vinculado tanto no perfil administrador e cadastro, alterar a senha de acesso direto no perfil do administrador, na opção: Outras Ações > Selecione o Usuário > Alterar Senha.
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