Conceito: Empresas que estão iniciando suas atividades ou realizando o Envio dos Dados pela primeira vez, ou seja, que nunca enviaram o Evento S-1000 ao eSocial, mesmo por outro software, deverão utilizar a Rotina de Inicialização disponível no cadastro de empresas.
1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Empresariais > Empresa > Outras Ações > Inicializar empresa no eSocial.
O Processo de Inicializar a Empresa no eSocial consiste em gerar os Eventos de Tabela e os Não Periódicos para a Empresa.
Para correta Geração dos Eventos verifique se os cadastros estão corretos antes de executar o processo:
- Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público (S-1000) da empresa selecionada. Verifique cadastro de Empresa.
Atenção! Para gerar o Evento S-1000 o campo Evento Informação do Empregador deverá estar preenchido com a opção a Não.
- Tabela de Processos Administrativos/Judiciais (S-1070): Processos vinculados a empresa. Saiba mais em: Como Cadastrar Processos Administrativos/Judiciais.
Verifique a Data de Histórico. Para Geração do Evento serão considerados os Históricos cujo a Data de Início da Validade seja menor igual que a Data de Início para o eSocial e a Data de Término seja nula ou maior o igual a Data de Início para o eSocial.
- Tabela de Estabelecimentos, Obra ou Unidades de Órgãos Públicos(S-1005): Estabelecimento é a divisão legal da Empresa. Assim, cada CNPJ, CEI, CPF, CAEPF ou CNO caracteriza um Estabelecimento. Verifique o cadastro de Estabelecimentos.
- Tabela de Lotações Tributárias (S-1020 Este evento identifica a classificação da atividade a fins de tributação. Entenda mais em Lotações Tributárias.
Os demais Eventos de Tabela serão gerados referente a todos os contratos cujo maior histórico em relação a Data de Início para o eSocial estejam ativos ou afastados, ou o contrato tenha sido rescindido no mês/ano da Data de Início, e esses contratos estejam vinculados a empresa.