O Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR é o gerenciamento de riscos ocupacionais, visando à melhoria contínua das condições de exposição dos trabalhadores por meio de ações.
Assista ao passo a passo na videoaula abaixo:
Para elaborar o PGR no sistema FLOW, deve-se parametrizar algumas informações, detalhadas a seguir por assunto:
- Informações no cadastro de empresa/estabelecimento para o PGR.
 - Estrutura Organizacional para gestão de SST: Posto de Trabalho, Função.
 - Textos Estruturados.
 - Riscos Ocupacionais.
 - Matriz de classificação de Risco.
 - Perigos ou Fontes de Risco Ocupacional.
 - Unidades de Trabalho.
 - Cronograma de Ações do PGR.
 - Profissional Responsável pelo PGR.
 
Inventário de Riscos das Unidades de Trabalho
Identifique o perigo na unidade de trabalho, relacione o risco decorrente do perigo e realize a classificação do risco, determinando as prioridades de adoção de medidas conforme a classificação do risco.
Conceito de Perigo
Antes de iniciar essa etapa, entenda o conceito de PERIGO, de acordo com a NR 01: trata-se de um agente ou outro componente existente no ambiente de trabalho que pode gerar o risco. Exemplo:
Cadastro de Perigos
- 
Inventário de Riscos Ocupacionais: no Módulo Segurança e Saúde do Trabalho, acesse o menu: Segurança do Trabalho > Reconhecimento dos Riscos Ocupacionais > Inventário de Riscos das Unidades de Trabalho.
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Seleção da Unidade de Trabalho: selecione a unidade de trabalho onde deseja iniciar o levantamento dos perigos e riscos. Na seção IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS DA UNIDADE DE TRABALHO, clique em NOVO e inclua os perigos existentes, junto às fontes e/ou circunstâncias de cada perigo, conforme o exemplo abaixo:
 
Aplicação da Matriz de Classificação de Severidade dos Riscos
- Aplique a matriz de classificação de severidade dos riscos. Facilite o processo buscando os riscos vinculados aos perigos selecionados na tela anterior:
 - Clique em OUTRAS AÇÕES > BUSCAR OS RISCOS RELACIONADOS AOS PERIGOS IDENTIFICADOS.
 
- O sistema buscará automaticamente os riscos.
 
- Selecione os riscos para aplicar a matriz de classificação de severidade.
 - Preencha os campos de probabilidade e gravidade, e o sistema fará a classificação automaticamente.
 
Lembre-se! Para aplicar a classificação do nível de risco, a matriz deve estar vinculada ao cadastro do risco.
Vinculação e Classificação de Riscos
- Caso prefira, vincule manualmente um risco para classificação:
 - Clique em NOVO e após classificar os riscos, eles serão organizados em ordem de severidade, do mais crítico ao menos crítico, facilitando a gestão dos riscos durante a elaboração do PGR.
 
Avaliação dos Riscos
- Clique no risco que deseja avaliar.
 - Clique em OUTRAS AÇÕES.
 
- Clique em CRIAR AVALIAÇÃO PARA O RISCO AMBIENTAL e o sistema abrirá uma nova tela para a avaliação do risco.
 
- Caso prefira, avalie manualmente clicando em NOVO na aba AVALIAÇÕES DOS RISCOS AMBIENTAIS.
 
Criação de Ações
Para facilitar a gestão, crie ações diretamente pela tela do Inventário de Riscos:
- Selecione o RISCO OCUPACIONAL.
 - Clique em OUTRAS AÇÕES > GERAR AÇÃO PARA O RISCO OCUPACIONAL.
 
Atenção! Caso a empresa já possua um cronograma de ações cadastrado, o usuário poderá vincular o risco à ação selecionada. O sistema permitirá identificar a Unidade de Trabalho e o Risco associados a essa ação.
Importante! Uma mesma ação pode ser vinculada a várias Unidades de Trabalho e Riscos.
➡️ Não é obrigatório a elaborar o plano de ação do PGR usando a tela do Inventário de Riscos. O cliente pode elaborar o plano de ação diretamente no menu: Segurança do Trabalho > Cronograma de Ações.
Emissão do Relatório PGR
Após todas as parametrizações, para emitir o documento do PGR:
- Acesse o menu RELATÓRIOS.
 - Selecione o Relatório do PGR.
 - Clique em VISUALIZAR.
 
- Informe a Empresa, o Estabelecimento e o Início da Validade (período do laudo).
 - Após, clique em OK.
 
O sistema gerará o laudo, que poderá ser exportado para PDF, Word, entre outras opções disponíveis na tela.
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