O PCMSO é um programa que define procedimentos e condutas para prevenir, detectar, monitorar e controlar riscos à saúde dos empregados expostos no ambiente de trabalho. Pode ser elaborado apenas por um médico do trabalho, e conforme a NR 07, o documento inclui os exames necessários e a periodicidade de sua realização.
Para Gerar o PCMSO, é necessário conferir se os cadastros abaixo já foram parametrizados:
- Informações no cadastro de empresa/estabelecimento para PGR/PCMSO;
- Estrutura Organizacional para gestão de SST: Posto de Trabalho, Função;
- Textos Estruturados;
- Responsável pelo PCMSO;
- Cadastro dos exames;
- Cadastro da Programação dos Exames;
- Cronograma de Ações do PCMSO; e
- Emissão do PCMSO.
Assista o vídeo com o passo a passo para Gerar o PCMSO:
- No Módulo Cadastros, acesse o menu: Empresariais > Empresas.
- Verifique a informação da Periodicidade de Renovação do PCMSO.
- Após, acesse o menu: Empresariais > Estabelecimentos.
- Verifique a informação da Última Revisão do PCMSO.
- Para verificar o Responsável, clique na guia RESPONSÁVEIS PELO PCMSO.
- Após realizar essas conferências, no Módulo Saúde e Segurança do Trabalho, acesse o menu: Saúde Ocupacional > Programação de Exames > Por Posto de Trabalho e Função.
- Selecione a opção Todos os Registros em EXIBIÇÃO.
Importante! É necessário que todas as parametrizações/vinculações já tenham sido realizadas. - Acesse o menu: Saúde Ocupacional > Cronograma de Ações do PCMSO, verifique se já foi realizado o Cronograma de Ações do PCMSO.
- Acesse o menu: Relatórios, e Digite o Nome do Relatório no campo Procurar Registros.
- Clique sobre o Relatório Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
- Clique em VISUALIZAR.
- Busque pela Empresa.
- Busque pelo Estabelecimento.
- Informe a Data da Revisão da Programação.
- Clique em OK.
Leia também:
Como Renovar o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.