Para acessar o cadastro dos Riscos Ocupacionais, acesse o caminho abaixo:
1. No Módulo Saúde e Segurança do Trabalho, acesse o Menu: Segurança do Trabalho > Tabela de Segurança do Trabalho > Riscos Ocupacionais.
1.1. Clique em NOVO.
2. Ao acessar este cadastro, você verá alguns riscos já cadastrados no sistema. Você poderá editar cada um dos riscos ou incluir um novo risco, clicando na opção Novo.
3. Conforme já visto, o Flow traz um pré-cadastro de Riscos que precisa ser editado para parametrização. Para isso, selecione o Risco e em seguida clique em Editar ou apenas dê um duplo clique sobre o risco que deseja editar.
3.1. Nesse cadastro, preencha todos os campos. Tenha atenção especial aos campos:
- Usa Avaliação Qualitativa: Se para este risco o levantamento não pode ser realizado através de uma medição, coloque a opção SIM, caso contrário coloque a opção NÃO.
- Usa Avaliação Quantitativa: Se para este risco é realizado o levantamento através de uma medição, coloque a opção SIM, se ao contrário, coloque a opção NÃO.
Exemplo 1: O risco ruído é possível medir através de um decibelímetro, então neste caso é inserido a opção SIM no campo Usa Avaliação Quantitativa e NÃO no campo Usa Avaliação Qualitativa.
Exemplo 2: O risco queda de objetos não é possível utilizar um instrumento para medição, neste caso coloque a opção SIM no campo Usa Avaliação Qualitativa e NÃO no campo usa Avaliação Quantitativa.
Caso tenha escolhido a opção SIM para Usa Avaliação Quantitativa você deverá preencher os parâmetros na opção Avaliações.
Dica: Para o preenchimento dos campos, clique na lupa para selecionar o item ou no lápis para cadastrar o item necessário.
Técnica utilizada: Neste campo deve ser inserido qual foi a técnica utilizada para fazer o levantamento e/ou medição deste risco. Exemplo: Dosimetria, inspeção in loco, inspeção técnica e etc.
Fator de Risco para o eSocial: É neste campo que será feito o vínculo do risco com a tabela 24 do eSocial.
Matriz de Classificação da Severidade: Aqui você deve selecionar qual Matriz de Classificação vai utilizar para este risco, para que posteriormente seja possível fazer a classificação dos riscos para o PGR.
Limite de Tolerância: Este item deve ser preenchido conforme a legislação vigente para cada risco que está sendo parametrizado. Observação: Para os riscos quantitativos que não possuem limite de tolerância, por exemplo o frio, não é obrigatório o preenchimento deste campo.
4. Você pode fazer sugestões de enquadramento para fins de LTCAT. Veja abaixo uma sugestão de enquadramento quando uma avaliação for Qualitativa:
5. Além disso, existe a possibilidade de realizar uma sugestão de enquadramento para uma avaliação Quantitativa.
Veja abaixo:
5.1. Note que existem informações relativas ao fato de o Risco Constar ou Não no PCMSO, PGR, LTCAT/PPP/S-2240.
6. Também há a possibilidade de registrar um procedimento de emergência para o risco. Ao selecionar SIM no campo o sistema abrirá uma nova aba para incluir quais são os procedimentos de emergência daquele risco:
Caso você inclua um procedimento de emergência para algum risco, este deverá constar no relatório no PGR, na página chamada "PROCEDIMENTOS PARA EMERGÊNCIA DOS RISCOS IDENTIFICADOS".
Também é importante informar os Danos a Saúde relativos a esse risco. Para finalizar, você pode sugerir exames para esse risco.
7. Após finalizar o preenchimento dos campos, clique em SALVAR E FECHAR ou SALVAR E NOVO para incluir um novo risco.