1. Dentro do cadastro da empresa temos campos importantes a serem preenchidos para gestão de SST.
Acesse conforme o passo a passo da tela abaixo:
1.1. Parâmetros para o Controle do PCMSO e LRA
Dias para antecipação de periódicos: É uma informação que tem como objetivo estabelecer com quantos dias de antecedência ao vencimento dos exames periódicos podemos iniciar o processo de agendamento e a realização dos mesmos. Como o objetivo de cumprir a lei, é dever antecipar o agendamento para que não seja comprometido o prazo de realização dos exames, principalmente após a entrada do eSocial.
Periodicidade de Renovação do PCMSO/PGR: Nesse campo devemos indicar o período para renovação do laudo (em meses). Por padrão o sistema sugere 12 meses.
1.2. Como alterar os Parâmetros para o Controle do PCMSO e LRA
Por padrão, o sistema traz sugestões automáticas para esse campo, mas poderá ser alterado de acordo com o cenário da empresa.
Para alterações siga o passo a passo.
1.2.1. Acesse a guia HISTÓRICOS.
1.2.2. Para apenas alterar o histórico existente, dê um duplo clique na data, e altere as informações dos parâmetros.
1.2.3. Agora se houve alterações a partir de certa data, é necessário criar um novo histórico para realizar a alteração. Clique em NOVO A PARTIR DE.
2. Dentro do cadastro do estabelecimento, temos campos importantes a serem preenchidos para gestão de SST.
Acesse conforme o passo a passo da tela abaixo:
Início das Informações de agentes nocivos para o eSocial: No cadastro do estabelecimento definimos a partir de qual data faremos o envio das informações do evento S2240.
Data de início das Informações para o PPP: Esse campo possui o preenchimento facultativo. Caso esteja em branco, o sistema levará para o PPP todos as informações digitadas (riscos, e etc). Caso uma data seja informada, ele levará para o PPP as informações posteriores a essa data.
O que é PPP: Perfil profissiográfico previdenciário, documento exigido pelo INSS a partir de 2004, com informações resumidas, contendo o histórico dos serviço para quem trabalha em atividades especiais. Em 2023 passou a ser eletrônico, onde essas informações o trabalhador tem acesso de forma on-line, via aplicativo MEU INSS.
Data de término das informações para o PPP: Essa data determina , a data final para que o sistema irá findar os dados para a geração do PPP.
Validades do PCMSO (programa de controle de saúde ocupacional) e PGR (programa de gerenciamento dos riscos):
Neste campo, deverá ser informado as datas de início da vigência dos documentos.
Conforme o exemplo abaixo, os laudos de PCMSO e PGR foram elaborados no mês de novembro de 2023, a parametrização deve ser feita da seguinte forma:
O que é Perfil epidemiológico: tem a função de apontar qual é o quadro de saúde das pessoas que estão trabalhando em determinada empresa. Esses dados são essenciais para que o empregador, possa traçar metas e para que as ações relacionadas com a prevenção de doenças possam ser tomadas.
Perfil Epidemiológico: Nessa guia definiremos quais perguntas serão levadas para o relatório do perfil epidemiológico gerado pelo sistema.
Consideração para Documentos: permite que você insira um texto de considerações finais em seus laudos, o qual será inserido no capítulo anterior ao encerramento nos documentos, pois o encerramento é padrão.
Anexos para Documentos: será possível dispor ao final dos documentos(PGR, LTCAT, LIP e PCMSO) , após o encerramento. Estes anexos podem ser textos e imagens e serão considerados no índice dos documentos.
Responsáveis pelos documentos: Nessas guias relacionamos os respectivos responsáveis pela elaboração dos documentos.
3. Diagnóstico de Demandas de SST do Estabelecimento – Vamos ver como emitir o relatório de diagnóstico de um Estabelecimento
Este documento é usado para empresas que não são obrigadas a emitir PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) mas precisam do documento de diagnóstico exigido na norma. Neste caso, poderá informar dados como grau de risco, número de funcionários, empregados terceiros...
Além disso poderá responder aos requisitos de conformidades legais e às perguntas pertinentes ao levantamento preliminar de perigos.
3.1. Para isso defina o ESTABELECIMENTO desejado e escolha a aba INFORMAÇÕES DE SST primeiramente vá na guia HISTÓRICOS, dê duplo clique na data, ou crie um novo histórico caso tenha havido alterações no histórico existente.
3.2. Em seguida preencha as informações previstas na norma conforme abaixo:
3.3. Após salvar e fechar, poderá emitir o relatório Diagnóstico de Demandas de SST do Estabelecimento conforme menu abaixo: