Para facilitar o cálculo do vale transporte, é necessário realizar um cadastro simples de regras. Nele você pode personalizar como deseja calcular seu vale, ajustando a contagem de dias trabalhados, não trabalhados, dias de férias e feriados.
Essas regras podem ser alteradas por data de validade, permitindo que cada empresa/linha de transporte utilize a regra correta no momento adequado, de acordo com a data-base do cálculo.
1. No Módulo Benefícios, acesse o Menu: Básicos > Transportes > Regras para cálculo do Vale transporte.
AGRUPAMENTO GERAL
Preencher os campos:
- Data de Validade;
- Descontar os dias não trabalhados;
Se este campo for marcado com "Sim", o próximo campo é habilitado, caso seja marcado com não, o sistema não irá realizar a liberação de preenchimento.
- Calcular os dias não trabalhados;
- Calcular os dias trabalhados;
- Descontar os dias de férias;
Se este campo for marcado com "Sim", o próximo campo é habilitado, caso seja marcado com não, o sistema não irá realizar a liberação de preenchimento.
- Calcular os dias de férias a partir do;
- Considerar os Feriados pelo;
Quando selecionada a opção Calcular os Dias não trabalhados = Analisando os eventos do ponto dia a dia, habilita o agrupamento Regras dos Eventos do ponto:
AGRUPAMENTO REGRAS DOS EVENTOS DO PONTO
Essa tela é um grid editável com os campos:
- Abrangência: opções Geral, Empresa, Estabelecimento (por enquanto só permitimos a opção Geral).
- Operação: opções Perde o Dia, Perde o vale no mês.
- Evento: campo para buscar eventos do módulo Frequência. Um evento com classificação Saldo no Frequência não pode ser utilizado na operação Perde o dia, pois ele é um evento acumulativo, sendo melhor utilizado na operação Perde o vale no mês.
- Quando existir: opções Minutos, Horas, Dias.
- A partir: permite um número inteiro ou decimal.
Quando tentar informar mais de uma vez um mesmo evento nas Regras dos Eventos do Ponto:
AGRUPAMENTO EVENTOS DE APURAÇÃO PARA VALE TRANSPORTE EXTRA
Somente deve ser preenchido quando for necessário apurar dias extras de vale transporte. Podem ser cadastrados quantos eventos do ponto (do módulo Frequência) o cliente achar necessário. Com essa informação o cálculo vai buscar se nas datas informadas existem eventos para o usuário de VT que possam somar na sua quantidade de vales extras.
Leia também: