Os coletores são todos os tipos de equipamentos utilizados para registro de ponto e é através de um cadastro de coletor que conseguimos importar os registros para dentro do módulo Frequência.
1. No Módulo Frequência, acesse o Menu: Cadastros > Coletores > Coletores;
- GERAL
- Código: Digite o código desejado ou clique em >> para que o Sistema gere um código sequencial disponível.
- Descrição: Defina uma descrição que identifique o coletor que está sendo cadastrado. Exemplo: Coletor Matriz - Porta Administrativo.
- Modelo do Coletor: Selecione o modelo do coletor a ser cadastrado. O modelo de coletor é o que define a marca e modelo do equipamento a ser utilizado e o mesmo deve estar previamente cadastrado antes mesmo do cadastro do coletor. Neste campo devem ser selecionados modelos de coletores cadastrados com Marca/Modelo compatíveis com Web Service que no caso são: 1000 e 1001 (DIMEP), 1002 e 1003 (Control ID), 999998 e 999999 (AFD). Clique Aqui para ver como cadastrar um modelo de Coletor.
- Número de Fabricação: Informe o número de fabricação do REP, este número é essencial para que a importação ocorra com sucesso e o relógio seja identificado.
- Intervalo para desprezo: Informe quantos minutos o sistema deve utilizar como critério para identificar se um determinado registro será considerado como duplicado por estar dentro de um intervalo para desprezo. Exemplo: Se informado 00:05 e o funcionário registrar o ponto as 08:00 e 08:03, o registro das 08:03 será desconsiderado automaticamente, ficando o mesmo como inativo na tela de Acerto do Ponto.
- Grupo de Acesso: Os grupos de Acesso, são utilizados para definir quem serão os funcionários que podem registrar no coletor que está sendo cadastrado.
- Grupo de Coletor: Os grupos de coletores, servem apenas para agrupar os coletores cadastrados no Sistema, como por exemplo colocar os relógios da Matriz em um Grupo e os relógios de uma Filial em outro Grupo. Essa separação seria mais para emissão de algum tipo de consulta dos relógios cadastrados.
- Tipo de Rep: REP-C, REP-A ou REP-P.
- Proprietário: Informe o grupo proprietário do cadastramento deste coletor. Operadores de outros grupos não conseguirão ver este cadastro.
- CONFIGURAÇÕES: A guia de configurações pode mudar de acordo com a marca/modelo de coletor selecionado pois cada um tem uma particularidade, mas de uma forma geral os itens essenciais são:
- Endereço IP: Deve ser informado o endereço IP do relógio na rede local do cliente.
- Modelo do Coletor: O primeiro campo de modelo de coletor selecionado em tela, serve para definir que o coletor a ser utilizado usará a Integração via Web Service, já este segundo campo modelo de coletor, serve para que o próprio Web Service saiba exatamente qual a Marca e Modelo de coletor que será utilizado na integração. Neste campo podem ser selecionados modelos de coletores que tenham sido cadastrados com as marcas/modelos: 005003, 00504, 00505, 005006, 005007 e 005008 (DIMEP), 008001 e 008002 (Control ID) e 999998 e 999999 (Padrão AFD), sendo estas as Marcas/Modelos compatíveis com a utilização do Web Service Serviço REP.
- Serviço REP Cliente: Selecione com qual Web Service Cliente será a comunicação deste coletor. Importante que já tenha-se cadastrado as Configurações Web Service.
- ESTABELECIMENTOS: Nesta guia, selecionamos quais estabelecimentos estão autorizados a registrar neste coletor. Caso um funcionário, esteja fazendo registros neste coletor e o estabelecimento do mesmo não esteja autorizado nesta guia, no momento da importação os registros deste funcionário não serão importados. Para adicionar os Estabelecimentos, basta clicar em NOVO, selecionar o estabelecimento e SALVAR.
Obs: Atualmente a única integração existente com o Flow, são com equipamentos Dimep e Control ID, pois são os únicos modelos que se comunicam via Serviço REP. Fora estas duas marcas, também é possível cadastrar coletores do tipo Padrão AFD, para importação via arquivo AFD que também será realizado via Serviço REP.