Conceito: Por meio do gerenciador de eventos é possível: Consultar os envios de eventos; Aceitar eventos rejeitados por duplicidade; Reenviar eventos rejeitados; Gerar eventos de SST.
1. Menus de acesso:
No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Gerenciador de Eventos.
No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Gerenciador de Eventos.
2. Consulte a situação dos eventos:
- Transmissão autorizada: indica que o evento foi gerado e está aguardando para que o serviço do eSocial faça o seu envio.
- Transmitido: indica que o evento já foi enviado ao eSocial e está aguardando um retorno informando se foi Aceito ou Rejeitado.
- Aceito: indica que o evento foi enviado e já está Aceito pelo eSocial.
- Rejeitado: indica que o evento foi enviado e foi Rejeitado pelo eSocial.
- Excluído: indica que o registro foi excluído. A opção Excluído irá prevalecer sobre as demais opções.
3. Para reenviar evento rejeitado ou desbloquear clique em Outra Ações:
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Geração dos Eventos Mensais (S-1200, S-1210 e S-1280).