Conceito: Enviar Evento de Fechamento dos Eventos Periódicos para apuração dos impostos.
Pré-requisitos: Para fechamento dos eventos de apuração é necessário o envio dos Eventos Mensais. Geração dos Eventos Mensais (S-1200, S-1210 e S1280).
1. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Períodos de Apuração do eSocial.
2. Preencha as informações:
Empresa: Selecione a empresa a ser enviada. Esta empresa já deve ter sido inicializada no eSocial.
3. Selecione o período a ser fechado.
Mês/ano: Período a que se refere o Evento a ser gerado.
Período Anual: Após envio dos Eventos S-1200 referentes ao 13° Salário no mês de dezembro é necessário o fechamento do período anual. O período mensal refere-se aos demais Eventos gerados mensalmente.
Situação: poderá ser:
- Aberto se foi gerado um Evento Mensal.
- Fechado se o Evento S-1299 foi transmitido e aceito.
- Esperando Confirmação de Fechamento se o Evento S-1299 foi gerado mas não foi transmitido.
- Fechado com Erros se o Evento S-1299 foi transmitido e retornado com erros.
- Reaberto se o Evento S-1298 foi transmitido e aceito.
- Esperando Confirmação de Reabertura se o Evento S-1298 foi gerado mas não foi transmitido.
- Reaberto com Erros se o Evento S-1298 foi transmitido e retornado com erros.
4. Para transmitir o Evento acesse Outras Ações e selecione o processo que deseja iniciar:
Reabertura dos Eventos Mensais: para geração do Evento S-1298 só pode ser enviado caso o Evento S-1299 tenha sido transmitido e aceito sem erros.
Atenção! A Geração dos Eventos de Fechamento (S-1299 e S-1298) devem respeitar a ordem crescente de período.
Por exemplo: O S-1299 do período de 03/2022 só pode ser enviado se o período 02/2022 esteja transmitido e aceito, também para reabertura. Neste caso só pode-se reabrir o mês 02/2022 se o mês 03/2022 estiver aberto também.
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Eventos de Retorno do eSocial (S-5001, S-5002, S-5003, S-5011, S-5013).