1. Para abrir uma nova vaga selecione o Menu: Gerenciar Vagas > Minhas Vagas > Criar Vaga.
Abaixo constam todos os passos para criação de uma vaga:
2. Na abertura da vaga selecione a forma como publicar a respectiva vaga, abaixo segue cada tipo:
Publicar como Rascunho: Vaga incompleta e não publicada;
Publicada Normal: Vaga publicada no site, formato mais comum ficará visível a todos os candidatos na página publica da empresa e nas redes sociais;
Publicada Como Anônimo: Vaga publicada no site da Skeel, mas sem indicar a empresa ou local de trabalho, não aparecerá na página pública da empresa e nem nas redes sociais;
Publicada Somente Internamente: Aparece somente para funcionários da empresa e na página pública interna de divulgação /sua empresa/interno;
Publicada mas não listada: Vaga publicada, não aparece em pesquisas ou página pública, somente poderá ser acessada através do link da vaga ou convites;
Concluída: Vaga concluída, onde já houve seleção de um candidato;
Cancelada: Vaga cancelada, onde não houve seleção de candidato;
Responsável pela Vaga: Este campo poderá ser informado o responsável pela vaga, entretanto, somente aparecerá e será listado aqui os usuários cadastrados, ou seja a ferramenta irá listar conforme o cadastro de usuários e permissões, caso a empresa utilize apenas a senha master fornecida no primeiro acesso e não tenha outros usuários cadastrados este campo ficará em branco.
Os campos necessários para abertura de uma vaga são:
- Título da vaga – Identifica a vaga, descrição curta para identificação da vaga, pode ser o cargo ou função.
- Tipo de contratação (*) – Marcar o regime de contração do funcionário CLT, PJ ou Estágio.
- Descrição da vaga – Descrição mais completa da vaga que pode incluir o objetivo, escopo, deveres e responsabilidades.
- Descrição do ambiente de trabalho – Descrição como é o ambiente onde o funcionário irá trabalhar. Exemplo: Trabalhar em equipe, trabalhar com atendimento ao público, trabalho interno/externo etc.
- Descrição das atividades – Descrição das atividades que o funcionário deverá desempenhar na empresa.
- Benefícios – Benefícios que a empresa oferece ao funcionário ao ser contratado. Exemplo: Vale refeição, Vale transporte, plano de saúde, …
- Foto/imagem para ilustrar a vaga – Este item é opcional e deve mostrar ao candidato uma imagem que lembre a atividade que ele irá desempenhar na empresa. Esta imagem deve ter as seguintes dimensões 1128px X 376px.
- Profissões similares (*) – Este campo é baseado no CBO, informe outras profissões que tem relação com a vaga, se o candidato já exerceu alguma dessas profissões ele poderá ser bem vindo para a vaga.
- Faixa Salarial (*) – Informar a faixa salarial que a empresa pretende remunerar o funcionário, este item é utilizado pela IA para o classificação e definição do ranking dos candidatos
- Faixa Etária Preferencial (*) – Informar a faixa etária desejada para os candidatos estarem aptos a executar as funções da vaga. Esta informação não será divulgada
- Horário de trabalho – Horário(s) que o candidato deverá executar as atividades após a contratação.
- Observação do turno do horário de trabalho – Este campo é utilizado para descrever se além do horário normal de trabalho, o funcionário poderá ter horários alternativos, exemplo plantões, horas extras, trabalho em finais de semana, etc.
- Precisa viajar? (Nunca/Às vezes/Frequentemente/Sempre) – Informe se a função exige que o funcionário tenha que fazer viagens,
- Modalidade de trabalho (Presencial/Home office/Misto) – Informe se o trabalho será feito de forma presencial, home office ou misto, este item tem relevância na pontuação do candidato quando presencial ou misto, pois levará em conta para o ranking o endereço do candidato X local de trabalho.
- Endereço da Vaga (*) – Informe o endereço onde o funcionário deverá exercer suas atividades. Este endereço pode ser o diferente do endereço da empresa que está registrado na plataforma.
- Formação Obrigatória (*) – Informe a formação mínima obrigatória exigida para esta vaga.
- Formação Desejada (*) – Diferente da formação obrigatório, neste campo você pode informar qual seria a formação ideal para a vaga.
- Experiência Desejada (*) – Informe a experiência ideal para esta vaga.
- Habilitação Profissional Obrigatória (*) – Informe se para esta vaga é exigida alguma habilitação profissional específica. Exemplo: CREA, OAB, etc.
- Idiomas (*) – Indique qual(ais) o(s) idioma(s) e o nível de domínio e da língua quanto a fala, compreensão, leitura e escrita.
- Habilidades desejadas - Insira de 5 a 10 habilidades que são importantes para a vaga, quanto mais habilidades inseridas, mais assertiva a busca.
- Data de divulgação da vaga – Informe a data de início de divulgação da vaga, se a data de divulgação for futura daqui uma semana por exemplo, a vaga só aparecerá publicada no página pública no dia definido como data de divulgação.
- Data máxima de aplicação na vaga – Caso queira definir uma data limite para o candidato se aplicar na vaga deve ser inserido neste campo, após esta data a vaga não aparecerá mais na página publica.
(*) – todos os itens que tem relevância na pontuação do candidato para classificação dentro da vaga (ranking).
ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
1. Ainda no Cadastro da vaga liste e defina as etapas do processo de Seleção, e período de duração, início e fim de cada etapa. Existem quatro etapas obrigatórias que não podem ser excluídas do processo, são elas:
Etapa de convidados: é a possibilidade de convidar um candidato para participar do processo seletivo da vaga, o convite pode ser feito através de envio de e-mail na própria ferramenta, para um candidato indicado, ou ainda efetuar a busca na base de candidatos e convidar o profissional para participar do processo. Esse convidado só participará do processo caso ele aceite participar do processo, e somente após o aceite será possível visualizar os dados de e-mail, telefone.
Inscritos: são os candidatos que entram no Portal de vagas e se inscrevem para participar do processo, nesta etapa é possível vincular que ao se inscrever o candidato faça um teste após a inscrição, pode ser teste de perfil, teste eliminatório, conforme a necessidade de cada empresa.
Contratados: aqui ficará o candidato que foi aprovado na vaga e será contratado pela empresa.
Eliminado: nesta etapa selecionaremos os candidatos que participaram do processo e ao decorrer das fases foi eliminado, se acaso um candidato se aplicar na vaga e posteriormente excluir a sua aplicação a ferramenta moverá o candidato para eliminado.
Além das etapas obrigatórias é possível incluir outras etapas no processo, conforme demonstrado abaixo:
Testes automatizados: é uma etapa somente para testes que quando você vincular ao candidato ele receberá uma notificação para realizar os testes selecionados.
Analise de documentação: é uma etapa onde será solicitado ao candidato subir para plataforma alguns documentos específicos conforme a necessidade.
Entrevista/Avaliação: esta etapa é a entrevista do candidato que poderá ser definida conforme a necessidade, entrevista com RH, Gestor, e o recrutador definira a data.
Entrevista Agendada: é uma etapa de auto agendamento onde o recrutador irá selecionar na agenda os dias e horários disponíveis e subirá para o candidato escolher uma das datas vinculadas na agenda.
Processo interno: esta é uma etapa que pode ser personalizada por cada cliente conforme a necessidade, por exemplo uma vaga onde há muitos inscritos para inserir os pré-selecionados.
Envio de vídeo: esta é uma etapa especifica quando é solicitado ao candidato um vídeo, normalmente uma breve apresentação, Formato: MP4 (tamanho máximo de 20MB) no máximo 3 minutos.
A ferramenta permitirá que o usuário crie novas vagas duplicando uma vaga criada anteriormente, esta funcionalidade facilita o processo e otimizará tempo do Recrutador.
Auto Entrevista: é a etapa onde podemos fazer com que o candidato responda alguns questionamentos pré-definidos por categoria através de vídeos.