Conceito: O Flow permite que você crie diversos tipos de consultas a partir de fonte de dados pré-disponibilizadas. Essas Consultas são relatórios que podem ser montadas de acordo com as necessidades da empresa para extrair as mais variadas informações.
1. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Consultas.
2. Na tela de consultas serão mostradas as consultas existentes. Para visualizar as informações, basta selecionar o nome da consulta e clicar em visualizar.
3. É possível também Editar algumas consultas ou criar um Novo a Partir De.
Neste caso a nova consulta criada terá a mesma formatação da atual, permitindo acrescentar ou excluir campos ou filtros.
Novo: Esta opção permite criar uma nova consulta parametrizando todos os dados.
4. No Módulo Cadastros, acesse o Menu: Consultas.
Clique em Novo e preencha as informações:
Nome: Utilizado para identificação da consulta. Não pode ser um nome já existente.
Fonte de Dados: Referência na qual serão buscados a serem consultados.
Proprietário: Cadastrar com as informações do proprietário do cadastro.
Colunas
Novo: Para adicionar uma coluna de dados.
Posição: Define a ordem que as colunas serão apresentadas na consulta.
Campo: Define a informação da coluna, este campo pertence a fonte de dados selecionada na primeira etapa.
Ordenar: Aqui é definido se coluna fará ordenação na consulta.
Direção: Define a forma da apresentação.
Totalizador: Os dados podem ser ou não totalizados, ou seja, uma coluna que se refere a valor/hora/quantidade pode ser totalizada pelo valor, média dos valores ou pela quantidade de dados apresentada. Bem como, uma coluna que contenha uma informação poderá ser totalizada pela quantidade de informações apresentadas.
Neste exemplo temos uma consulta com três colunas:
A qualquer tempo você pode selecionar uma das linhas e modificá-las usando a opção Editar.
Agrupadores
Esta função será utilizada para definir como a consulta será subdividida, ou seja, como os valores serão acumulados (totalizados, soma, média ou quantidade de acordo com a opção atribuída à coluna).
Cada linha de agrupadores representa um nível na exibição da consulta.
Exemplo:
Consulta de valores por Rubricas, com filtro por período e agrupadores em dois níveis, estabelecimento e cargo.
Veja que na primeira linha está o valor totalizado por estabelecimento, na segunda linha o valor totalizado dentro do cargo e na sequência todos os empregados com aquele cargo e seus valores abertos.
Filtros Dinâmicos
Estes são usados para definir parâmetros de pesquisa, como por exemplo atribuir intervalos ou estipular apenas dados Valor Padrão, Igual a, Diferente, Começa com ou Contém, dependendo do tipo de informação (campo numérico, data ou caracteres).
Os filtros dinâmicos são utilizados para os casos que a seleção da exibição possa variar a cada vez que seja necessário emitir.
Atenção! Ao emitir a consulta, se o campo estiver como requerido, será obrigatório o preenchimento do filtro.
Filtros Estáticos
São filtros que fixam a seleção das informações que serão exibidas na exibição. Este filtro não aparece em tela no momento da consulta, ficará predefinido e poderá ser alterado apenas pela edição da consulta.
Neste exemplo, a consulta demonstrará dados apenas das mulheres que tenham iniciado aposentadoria no ano atual.
Importante destacar que agrupadores, filtros dinâmicos e filtros estáticos são recursos disponíveis para montagem de consultas mas suas definições não são obrigatórias.
5. Clique em Salvar e Fechar.
6. Emita a consulta criada retornando ao Menu: Consultas.
Clique em Visualizar.
7. Preencha dos dados requeridos conforme parametrização da consulta.
8. Visualize impressão e use a opção que desejar para utilização dos dados gerados.
Veja as próximas etapas relacionadas a este processo em Como Gerar uma Consulta.
Assista ao Passe Livre - Criação de Consultas e Relatórios Básicos Flow
Segue abaixo o pdf apresentado no Passe Livre: